Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/09/2019 às 07h59min - Atualizada em 11/09/2019 às 07h59min

Daniel Borges é pentacampeão Brasileiro de Kata PCD

Atleta de 36 anos faturou o título em competição disputada em Araraquara

DA REDAÇÃO
Daniel foi um dos personagens da edição de domingo (8) do Diário | Foto: Divulgação

O carateca da Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer (Futel) Daniel Borges, portador de síndrome de down, conquistou, em Araraquara (SP), o título de pentacampeão brasileiro de Kata PCD (Pessoas com Deficiência). O atleta, que hoje tem 36 anos, treina desde os sete anos e está na escolinha da Futel desde 2011. Daniel foi um dos personagens da reportagem da edição do último domingo (8) do Diário de Uberlândia sobre karatê.

Seu primeiro título brasileiro veio em 2012, em Uberlândia. Em seguida, ele foi campeão em Aracaju (2013), Santa Cruz do Sul (2014), Curitiba (2017) e Limeira (2018). “No Kata PCD, o mais importante é a inclusão. Então temos participantes com deficiências múltiplas que fazem suas apresentações individuais e, em seguida, são avaliados. Mais uma vez, Daniel foi muito bem e conseguiu o título”, disse João Pires, treinador do carateca na escolinha do poliesportivo São Jorge.

“É importante ressaltar o trabalho desenvolvido pela Futel, que, por meio de suas diversas iniciativas, proporciona qualidade de vida a pessoas deficientes. Isso é de grande valor e o nosso desejo é que possamos ver cada vez mais pessoas com deficiência envolvidas na prática esportiva”, concluiu João Pires.

O kata é dentro do karatê uma sequência de movimentos (técnicas de ataque e defesa) cuja finalidade é proporcionar ao praticante o aprendizado mais aprofundado da arte e, simultaneamente, experiência de luta.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90