Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/09/2019 às 08h11min - Atualizada em 06/09/2019 às 08h11min

Ponto de Truões recebe festa performativa em Uberlândia

Espetáculo "Guyrá Apó - Ave Raíz" começa às 20h

DA REDAÇÃO
O artista Daniel Costa no solo “Guyrá Apó – Ave Raiz” | Foto: Bruno Torato/Divulgação

O artista Daniel Costa, de Campinas (SP) faz nesta sexta-feira (6) apresentação única de seu solo de dança “Guyrá Apó – Ave Raiz”, no Ponto dos Truões. O artista, que é docente da Escola de Educação Básica da UFU (Eseba), atua sob a direção de Diane Ichimaru, da Confraria da Dança, com composição musical original de João Arruda em espetáculo de sua criação. A apresentação faz parte do 19º “Reflexões e Ações no Ensino de Arte” da UFU.

O solo mostra a trajetória em voo de Guyrá Apó ancorado em raízes esvoaçantes. O corpo do artista é revelado em metáforas – corpo-árvore, corpo-pássaro – emblemas amparados pelo imaginário, lembranças e esquecimentos de uma história de vida. O espetáculo quer transportar o público para estações bucólicas, no seio rural, na oralidade popular, nas festas da cultura brasileira. Nos movimentos do artista germinam redemoinhos e alavancam deslocamentos do tempo e espaço.

Costa afirma que este, que é seu quinto solo, traz uma proposta de apresentação que o acompanha há alguns anos, um espetáculo autobiográfico em que eu busca resgatar a memória, a história oral e as manifestações populares por meio de diversas formas de expressão corporal e são elementos que fazem parte de sua pesquisa e projeto de doutorado que defendidos na Universidade de São Paulo (USP).

A direção, cenografia e figurino são de Diane Ichimaru, com Marcelo Rodrigues na pesquisa sonora e projeto de iluminação, Maíra Prates na assistência técnica de som e iluminação, fotografias e registro audiovisual de Bruno Torato, arte de Tiago Bessani, design gráfico de Eduardo Bernardt e assistência técnica de Pedro Santos e José Venâncio.
 
SERVIÇO

O QUE: Espetáculo Guyrá Apó – Ave Raiz
QUEM: Daniel Costa
QUANDO: sexta (6), ás 20h
LOCAL: Ponto dos Truões (Av. Ana Godoy de Sousa, 381, Santa Mônica)
INGRESSOS: R$ 20 (inteira) e R$10 (meia-entrada para estudantes, +60 anos, aposentados e inscritos no 19º Reflexões e Ações no Ensino de Arte)
INFORMAÇÕES: 3237-9440 ou danielscosta.com


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90