Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/08/2019 às 07h51min - Atualizada em 08/08/2019 às 07h51min

Uberlândia na rota dos grandes festivais gastronômicos e culturais

Abrasel realiza neste mês a primeira edição de um projeto arrojado

ADREANA OLIVEIRA
Apresentação do Festival tempera na noite de terça-feira no Grand China | Foto: Joslei Araújo/Divulgação

Gastronomia cultural ou cultura da gastronomia? Tanto faz, a questão é que qualquer confraternização fica melhor diante de um bom cardápio. Eles variam em formas, cores, sabores e valores mas mantêm o significado de socialização, de alegria e, por que não, valorização da economia e, claro, da cultura de um povo.

Nesse espírito, foi lançado na noite da última terça-feira (6), em uma aconchegante recepção no restaurante Grand China, o "Festival Tempera Cultura e Sabores”, que acontecerá em Uberlândia, no estacionamento da Unitri, nos dias 23 e 24 de agosto. A realização é da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e o objetivo é inserir, de vez, Uberlândia no circuito de grandes eventos gastronômicos do Brasil.

Os convidados conferiram algumas das delícias que estarão disponíveis no festival, que promete ser um dos maiores eventos gastronômicos já realizados na cidade. A estrutura é para levar conforto para o público, a começar pelo estacionamento gratuito e um grande número de mesas, afinal, nada pior do que ir a um festival gastronômico e ter que apreciar as delícias de pé, com o prato na mão, por isso a escolha do espaço da Unitri.

Além do Espaço Kids, que ficará sobre a responsabilidade da ONG Bella Aquarela, terá também o Espaço Pet, sob responsabilidade da Balux. Todo o espaço terá acessibilidade, é um evento totalmente inclusivo.

“É um evento para a família, para que todos apreciem o espaço e os pratos com conforto, segurança e muita diversão”, disse Evelyn Tanache, presidente da Abrasel Triângulo Mineiro, em entrevista ao Diário de Uberlândia.

A Abrasel está na cidade desde 2015 e reúne bares e restaurantes da cidade a entidades interessadas em expandir a área de alimentação fora de casa em Uberlândia, um setor que gera 3% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Participarão da primeira edição do “Festival Tempera” os restaurantes: Apetito, Bali Burguer, Caramel Sweet & Salt, Chickenria, Cursino´s, Frango Frites, Hamburgueria do Barão, Porco Latino e Terra Brasilis.

Haverá ainda o espaço Tempera com produtos não concorrentes entre si, mais artesanatos, queijos, mel, geleias, cachaça e cafés, entre outros atrativos. A expectativa é receber quatro mil pessoas por dia e atingir não só o uberlandense, mas também moradores de cidades vizinhas.

Para Evelyn, demorou para Uberlândia ter um festival desse porte e a comissão organizadora já planeja as próximas cinco edições do evento. “Queremos entrar na rota nacional como os festivais de Araxá, Tiradentes, Paracatu, festivais que as pessoas saem daqui para prestigiar. Agora, faremos algo dentro da gastronomia e toda cultura que ela movimenta que dê orgulho à nossa cidade e entre sempre na programação de aniversário da cidade”, disse a presidente da Abrasel.

É um grande desafio, mas a comissão está engajada no projeto consolidado sobre três pilares: associação, cooperativa e preocupação ambiental. A Neutralize Gestão Ambiental será responsável pela destinação correta do lixo gerado no festival, a prerrogativa é lixo zero.

OFICINAS
Haverá três oficinas nos dois dias do “Festival Tempera” com as chefs Rosiane Costa Vieira, Verônica Tomé e Ivana Afonso, que fará um especial para as crianças, a oficina Culinária Kids. As inscrições serão abertas no próximo dia 20 pelo site Sympla, as oficinas são gratuitas e têm vagas limitadas.

SHOWS
A diversidade local será o destaque não só na alimentação, mas também na arte. Há cinco shows programados com artistas locais de representatividade na cena: Expresso Vinil, Jack Will trio Jazz, Samba de Primeira, Sérgio Tolucci Trio e Arnaldo Freitas, esse último de São Paulo com ligação forte com a cidade.

Sérgio Tolucci apresentou um pouco do que o público ouvirá no seu show do festival durante a noite de lançamento.
 
SERVIÇO
O QUE: Festival Tempera
QUANDO: 23 e 24 de agosto, das 18h às 23h
LOCAL: Estacionamento da Unitri
ENTRADA FRANCA – Comercialização de comidas e bebidas à parte
CLASSIFICAÇÃO: livre
INFORMAÇÕES: @festivaltempera
 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90