Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/08/2019 às 07h51min - Atualizada em 06/08/2019 às 07h51min

Curso de inverno ensina Guarani em Uberlândia

Aulas acontecem de quarta (7) a sexta (9) no Campus Santa Mônica da UFU

ADREANA OLIVEIRA
Alberto Tupã Ra'y, indígena Guarani M'bya ministra o curso e lança documentário | Foto: Clarissa Nanchery/Divulgação

O Museu do Índio de Uberlândia promove, nesta semana, a partir de quarta-feira (7), a 2ª edição do curso "Vamos Aprender Guarani?", que será realizado no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As inscrições são gratuitas e estão abertas via formulário na internet e também podem ser feitas no local. A iniciativa é uma parceria do espaço com a Diretoria de Cultura Diretoria de Cultura de Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Divult/Proex) da UFU.

Haverá emissão de certificado para os participantes e segundo a coordenadora do Museu do Índio, Lídia Meirelles, não há pré-requisitos para participar. “Na edição do ano passado a participação foi de alunos do ensino médio”, afirmou.

O curso será ministrado por Alberto Tupã Ra'y, indígena Guarani M'bya, graduado em Formação Intercultural de Professores Indígenas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor de Língua Guarani na Universidade Federal Fluminense (UFF) onde também é colaborador do Laboratório de Filmes Etnográficos, atuando na produção, edição e direção de documentários. Tem experiência na área de Cinema e Educação com ênfase em Linguística.

Tupã Ra'y aproveita a ocasião também para lançar o filme "O Último Sonho", que será exibido no último dia do curso. O documentário fala das memórias do grande líder Guarani Wera Mirim. Guiado pelos sonhos, com orientação de Nhanderu, Wera Mirim, mesmo após seu passamento, em 2016, continua a guiar seu povo através de sua sabedoria ancestral, para além da vida.
As gravações do documentário foram feitas no final de 2018 na aldeia Sapukai, em Angra dos Reis (RJ) a pedido das duas senhoras mais velhas da aldeia para homenagear o grande sábio.
 
SERVIÇO

O QUE: Curso: Vamos aprender Guarani?
QUANDO: de 7 a 9 de agosto, das 13h30 às 17h30
LOCAL: auditório 5O A, UFU Campus Santa Mônica
INCRIÇÕES: são gratuitas e podem ser feitas no local ou pelo: bit.ly/2xHgV1E
CERTIFICADOS: haverá emissão
INFORMAÇÕES: 3236-9707

EXIBIÇÃO DO FILME "O ÚLTIMO SONHO"
QUANDO: 9 de agosto, às 19h
LOCAL: auditório 5O A, UFU campus Santa Mônica
ENTRADA FRANCA
CLASSIFICAÇÃO: livre


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90