Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/08/2019 às 08h00min - Atualizada em 04/08/2019 às 08h00min

No mês de aniversário, Uberlândia intensifica ações culturais

Diário traz dicas de lugares que você precisa conhecer e principalmente compartilhar

ADREANA OLIVEIRA
Museu Municipal abre de segunda a sexta-feira em Uberlândia | Foto: Divulgação

Pare para pensar e tente lembrar se alguma vez você já ou viu, ou leu por aí, a seguinte frase: “Uberlândia não tem nada pra gente fazer”, em referência à programação cultural ou espaços que podem render um bom passeio para turistas, e claro, para o próprio uberlandense. Será que realmente as opções são tão escassas?

Esse assunto já rendeu inclusive textos de nossos colunistas como Celso Machado (Celsices) e J.B. Guimarães (Zap Zap) entre outros, principalmente pelo seguinte ponto de vista: muitas pessoas retornam de suas viagens falando sobre tudo que conheceram nas cidades visitadas, principalmente os museus, mas pouco fazem para conhecer a própria cidade.

Fato é que, a cidade oferece boas opções para quem tem um olhar mais atento para a arte e cultura locais, em sua maioria, que não cobra ingresso para entrar, basta um pouco de disposição para procurar. A secretária de cultura, Mônica Debs, comenta que Uberlândia tem uma série de equipamentos culturais abertos durante todo o ano para visitação, entre eles cinco museus, alguns sob responsabilidade da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

“Além dos museus temos cerca de 11 galerias de arte na cidade, seis delas estão em espaços públicos e recebem exposições em sua maioria de artistas de Uberlândia. A pedido do prefeito Odelmo Leão toda a programação deste mês é voltada para o aniversário da cidade. Começamos muito bem com o Sou Mais Batera na terça-feira e o Fundinho Festival no sábado”, disse a secretária.

Na programação deste mês do Museu Municipal e da Casa da Cultura Mônica Debs destaca a exposição que vai destacar a cultura do milho, que abre amanhã. O Teatro Municipal também tem uma programação especial e abriga em seu foyer a exposição que conta um pouco da história da tecelagem no município.

 

“A leitura também tem seu espaço, vamos ampliar a atuação do ônibus Biblioteca, as estações do Campo de Leitura e exposição e música na Biblioteca Municipal. Nosso trabalho é buscar a cada dia formas de levar diariamente mais pessoas a conhecerem nossos equipamentos culturais, deixando-os mais atrativos e convidativos ou mesmo causar curiosidade e estranheza. O importante é que a população saiba que tem muito o que ver e conhecer sobre a arte produzida por aqui”, finalizou a secretária.


O Diário de Uberlândia, no mês em que a cidade completa 131 anos, deixa dicas de espaços que valem a apena serem visitados e divulgados, nem todos da esfera pública, mas todos com entrada gratuita. Da próxima vez que você receber uma visita de outra cidade terá bem mais opções do que a tradicional visita ao Parque do Sabiá.

E vale lembrar que no próximo dia 30 o Diário de Uberlândia publica sua revista especial do aniversário da cidade.

 

MUSEUS

MUSEU MUNICIPAL
Inaugurado em 1916, o prédio centenário na Praça Clarimundo Carneiro é um projeto de Cipriano Del Fávero e já abrigou a Prefeitura e a Câmara Municipal. Abriga o museu desde o ano 2000. O conjunto constituído pelo Palácio dos Leões e coreto é patrimônio histórico tombado desde 1985.
Endereço: Praça Clarimundo Carneiro n° 67 Fundinho
Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª feira - de 8h às 18h
Entrada franca – faz agendamento para visitas monitoradas
Telefone: 3214-0068

MUSEU UNIVERSITÁRIO DE ARTE (MUnA)
Administrado pela Universidade Federal de Uberlândia, o Museu Universitário de Arte (MUnA) tem exposições individuais e coletivas de artistas de Uberlândia e de outras cidades brasileiras durante todo o ano e tem bom acervo de obras de arte modernas e contemporâneas entre outros eventos.
Endereço: Rua Coronel Manoel Alves, 309, Fundinho
Funcionamento: de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 18h30, sexta-feira das 8h30 às 21h e sábado, das 10 às 17h
Entrada franca
Informações: 3231-7708

MUSEU DA BIODIVERSIDADE DO CERRADO 
Localizado no Parque Municipal Victório Siqueroli o Museu de Biodiversidade do Cerrado divulga o conhecimento científico acerca da biodiversidade do bioma Cerrado. O Parque tem ainda uma grande área externa com parque infantil e espaço para picnics. Nos últimos anos tem sido muito procurado também para sessão de fotos de aniversariantes e casais.
Endereço: Av. Nossa Senhora do Carmo, 707, bairro Jardim América
Entrada franca
Funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 17h30. 

MUSEU DE MINERAIS E ROCHAS 
Localizado no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia, o Museu de Minerais e rochas tem uma exposição permanente de rochas, minerais e fósseis foram coletados em diferentes regiões do país. Possui ainda um acervo bibliográfico na área de geologia e de engenharia.
Endereço: Campus Santa Mônica da UFU, no Bloco 1Q
Entrada franca
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h

MUSEU DO ÍNDIO
Inaugurado em 1987, o Museu do Índio está sob gerência da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e tem um acervo com cerca de 2,5 mil peças.
Endereço: Av. Vitalino Rezende do Carmo, 116, bairro Santa Maria
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. É possível agendar visitas em grupo
Informações: 3236-3707

MUSEU DICA
O Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica) está no Parque Municipal da Gávea, onde os visitantes podem conhecer as praças temáticas da Física, a Passarinhos, a Tabela Periódica, a Carbono, a Trilha do sistema solar, além do quiosque de exposições. Vale checar a programação com Ciência Viva e Brincando e aprendendo. Tem ainda o Telescópio Itinerante
Endereço: Parque Municipal da Gávea. Av. dos Vinhedos, número 555
Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 8h às 17h; Sábado e domingo, das 8h às 12h
Informações: 3230-9517

IGREJAS + MUSEU DE ARTE SACRA

IGREJA DIVINO ESPÍRITO SANTO DO CERRADO
A Igreja do Espírito Santo do Cerrado é o único prédio em Minas Gerais projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi a pedido do Frei Egydio Parisi e o Frei Fúlvio. Pela sua importância arquitetônica a Igreja foi tombada como patrimônio pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG). O espaço conta com a igreja, o Museu de Arte Sacra (MAS), um salão e um campo de futebol. A implantação destes foi realizada através da execução de quatro platôs. Na realização desse projeto, foram utilizados materiais do próprio local, tais como tijolos de barro e a estrutura de madeira, em aroeira da região.
Endereço: Av. dos Mognos, 355, bairro Jaraguá
Telefone: 3238-2211
Missas: domingo às 7h30, 9h e 19h30; quarta-feira e sábado às 19h30

MUSEU DE ARTE SACRA
Visitação: segunda-feira das 13h às 17h e de terça a sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 17h. Visitas noturnas quinta-feira das 19h às 21h
Agendamento: [email protected] - 3224-6932

IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Também um patrimônio histórico de Uberlândia, a Igreja do Rosário é uma referência para a cultura local e símbolo da cultura negra. É o prédio mais antigo do espaço urbano da cidade. Tem em seu evento principal a Festa do Congado.
Endereço: Praça Rui Barbosa, 79, Centro

GALERIAS

GALERIA IDO FINOTTI
Inaugurada em novembro de 1991, anexa ao antigo Teatro Vera Cruz, a Galeria Ido Finotti recebeu este nome em homenagem ao artista plástico, autodidata, que foi um dos pioneiros da arte em Uberlândia e foi transferida, em 1994, para o Centro Administrativo.
Endereço: Av. Anselmo Alves dos Santos, 600
Entrada Franca
Horário de funcionamento: de segunda a sexta feira, de 12h às 18h

GALERIA DO SESC
Espaço para mostras e exposições individuais e coletivas de artistas de todo o Brasil.
Endereço: Rua Benjamim Constant, 844, bairro Aparecida
Entrada franca
Informações: 3304-1200
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira das 8h às 21h e sábados das 8h às 14h

GALERIA E ATELIER PONTO AZUL
O espaço trabalha com duas exposições de longa duração por ano.
Endereço: R. da Carioca, 1.581-A - Jardim Colina
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 9h às 17h
Entrada franca
Informações: 3214-9082

OUTROS EQUIPAMENTOS CULTURAIS

CASA DA CULTURA
A imponente arquitetura da Casa da Cultura abriga as galerias de arte Geraldo Queiroz e Sala de Experimentações visuais e espaço para eventos culturais como lançamento de livro, recitais, saraus, contação de histórias, entre outros. O prédio passou por uma recente reforma concluída neste ano.
Endereço: Praça Coronel Carneiro, nº 89 – Fundinho
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira - 08h às 18h
Entrada franca
Telefone: 3255-8252

OFICINA CULTURAL
O conjunto de construções da Oficina Cultural, erguido no início do século 20, Tem suas origens históricas ligadas à energia elétrica em Uberlândia. As linhas arquitetônicas são em estilo eclético, com linhas neoclássicas. Tombada como patrimônio histórico em 1985 abriga duas galerias (Sala Alternativa e Lourdes Saraiva) e salas para projeção de filmes, lançamento de livros e espaço para feiras e salas para ensaios artísticos.
Endereço: Tiradentes, 24 - Bairro Fundinho - Centro Histórico
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feiras - 12h às 18h
Entrada franca
Telefone: 3231-8608

MERCADO MUNICIPAL
O Mercado Municipal oferece produtos típicos de Minas Gerais e serviços variados e tem ampliado o funcionamento noturno com restaurantes e choperias com eventos específicos ao longo do ano como o já tradicional Mercado de Pulgas. Abriga ainda o Espaço Cultural do Mercado, que recebe diversas exposições e também tem um auditório para performances ao vivo e que recebe também ensaios da Udi Jazz Big Band.
Endereço: Rua Olegário Maciel, 255
Entrada franca – no caso de eventos pode haver cobrança de ingresso
Horário de funcionamento: 2ª à sábado das 8h às 18h, Domingos e feriados das 8h às 12h30
Telefone: 3235-7790

CENTRO DE TECELAGEM FIOS DO CERRADO
O Centro de Tecelagem Fios do Cerrado é um projeto social, cultural e educacional, que visa oferecer oportunidade de emprego às tecelãs e fiadeiras da terceira idade. Localizado no bairro Patrimônio, recebe diariamente turistas vindos de várias partes do país e do mundo, além de alunos da escolas públicas e particulares da cidade e região e estudantes do Ensino Superior.
Endereço: Av. Francisco Galassi, 855, Bairro PatrimônioHorário de funcionamento: 7h às 18h
Entrada franca
Informações: 3238-7667
 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90