Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
03/08/2019 às 08h30min - Atualizada em 03/08/2019 às 08h30min

Espetáculo "Fagulhas" é apresentado em Uberlândia pelo Citu

Produção do grupo Foco 3 foi criado a partir do prólogo do texto “As Cruzadas”, do francês Michel Azama

ADREANA OLIVEIRA
Grupo Foco 3 apresentou a peça na UFU e chega ao teatro do Grupontapé no final de semana | Foto: Divulgação

Será retomada neste sábado (3) a programação do Circuito Independente de Teatro de Uberlândia (Citu), com apresentação do espetáculo “Fagulhas”, do grupo Foco 3, que foi criado a partir do prólogo do texto “As Cruzadas”, do escritor francês Michel Azama.
“Fagulhas” apresenta duas crianças brincando em meio a um contexto de guerra. Não se sabe quando ou onde a história se passa, deixando a imaginação do espectador livre para preencher as lacunas da peça.

O espetáculo revela as violências naturalizadas que acontecem em qualquer lugar do mundo, com as crianças daqui e de onde não conseguimos enxergar. Infância, violência, brincadeira e rito de morte se misturam, dando um tom sensível e poético a uma discussão tão forte e atual.

A produção surgiu a partir dos desejos de pesquisa de duas integrantes do grupo - estudantes do curso de teatro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Camila Ruth e Juliana Marques, que exploraram, durante a criação da peça, a relação de jogo entre o ator e a iluminação cênica. A direção é de Narciso Telles e iluminação de Tamara dos Anjos.

Em 2017 e 2018, a trupe realizou um total de oito apresentações da peça no espaço da UFU e agora se prepara para apresenta-la para um público além do universitário.

SINOPSE
Em um cenário tomado pela guerra, o menino e a menina brincam com o que resta nesse lugar. Tiros, bombas e explosões transitam entre o imaginário das crianças e a violência real. Uma dança entre vida e morte, que revela a brutalidade de nossos tempos. É possível se esquecer da guerra quando se está nela?

CITU
O Circuito Independente de Teatro de Uberlândia (Citu) é formado por grupos, coletivos e artistas que produzem teatro atualmente em Uberlândia. Com uma agenda anual de espetáculos, o Circuito oferece, desde maio, teatro acessível e de qualidade ao público uberlandense e da região, além de fomentar o teatro produzido na cidade, e proporcionar movimento nos equipamentos culturais.

Como forma de apoio à iniciativa, o jornal Diário de Uberlândia publica, às sextas-feira, as resenhas dos espetáculos apresentados na semana anterior.

O drama “Fagulhas”, do grupo Foco 3, será apresentado sábado (3) ás 20h e amanhã (4), às 19h, na programação do Citu, no teatro da Escola Livre do Grupontapé (R. Tupaciguara, 471, bairro Aparecida). Duração: 40 minutos. Classificação etária: 14 anos. Ingressos a R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada). Têm acesso à meia-entrada estudantes, idosos, professores, artistas e quem apresentar o panfleto de divulgação. Informações: 3213-1325.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90