Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
31/07/2019 às 07h47min - Atualizada em 31/07/2019 às 07h47min

Jogos escolares lotam cidade de competidores

Estudante de mais de 1 mil escolas ficam Uberlândia até sábado (3)

EDER SOARES
Modalidades esportivas são disputadas no UTC (foto) e em outros 17 locais da cidade | Foto: Eder Soares

Desde terça-feira (30), os Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) estão correndo solto em Uberlândia. Considerado o maior evento esportivo estudantil do país, as disputas em 18 esportes acontecem em praças esportivas como UTC, Complexo Parque do Sabiá, Sesi Gravatás, Educação Física da UFU e em mais de dez poliesportivos. Além de iniciar a vida esportiva de futuros campeões, o evento também move a economia da cidade com mais de 8 mil pessoas envolvidas diretamente, entre atletas, membros de comissão técnicas e árbitros. O encerramento está programado para o próximo sábado (3).

Nas ruas da cidade está sendo comum ver jovens atletas de todas as partes do estado fazendo aquele lanche reforçado, ou mesmo passeando. “Gostei muito da cidade no pouco tempo que estamos por aqui. A estrutura esportiva é muito ampla e a cidade é limpa. Espero aproveitar bem este momento aqui para crescer como atleta e futuramente ser um jogador em nível internacional”, disse o jogador de vôlei de quadra Henrique Gomes, que veio com a delegação de Guaranésia, no sudoeste do estado.

Vindas de Juatuba, cidade situada a uma hora de Belo Horizonte, as amigas Ana Clara Rodrigues, de 15 anos, e Maria Eduarda Cordeiro, de 16 anos, aproveitaram o intervalo da partida de vôlei de areia, disputada nas quadras do Parque do Sabiá, para dar uma saciada na fome. Elas deixaram claro que o esporte na vida de ambas é apenas um hobby. “Tivemos um jogo difícil, um pouco longo e então bateu a fome. Coxinha e refrigerante não é a alimentação ideal para atletas, mas não vai fazer mal, não [risos] ”, disse Ana Clara.

Já Maria Eduarda aproveitou para elogiar Uberlândia e dizer que até gostaria de morar por aqui. “Eu só ouvia falar em Uberlândia, mas não fazia ideia que era tão grande e bonita assim. Gostei muito das pessoas daqui e espero aproveitar bem esse período que ficaremos na cidade. Quem sabe um dia a gente retorna”, afirmou.  

LOCAIS
Os atletas-estudantes vieram de 267 municípios mineiros e a Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia preparou as 32 escolas espalhadas pela cidade, que estão sendo utilizadas como alojamento. “Preparamos todas as escolas para poder servir de alojamento, com alimentação, dormitórios, deixamos tudo pronto. O esporte é muito importante para a convivência dos nossos alunos, melhora o relacionamento, formam-se novas amizades, aumenta o respeito. Esperamos que seja uma semana de muita alegria para nossa cidade e que novos atletas sejam revelados”, destacou a superintendente, Onília Maria Borges.

Uberlândia está recebendo estudantes-atletas de 1.091 escolas de Minas Gerais. Os alunos do município de Itaúna, por exemplo, estão acomodados na Escola Estadual Messias Pedreiro, no bairro Cazeca. Segundo a diretora Miriam Antônia dos Santos, aproximadamente 280 estudantes estarão alojados na escola. “Fizemos um folder com tudo que eles vão precisar em Uberlândia, para estarem mais informados. Esperamos que eles fiquem bem e conquistem medalhas”, disse.

O jovem João Vitor de Oliveira, de 14 anos, chegou animado no seu primeiro ano de Jemg. “Vou disputar provas de corrida no atletismo. A expectativa é conseguir o primeiro lugar, mas estou vindo pela experiência. Espero fazer uma boa campanha”, afirmou o aluno.

Já na Escola Estadual Segismundo Pereira, bairro Santa Mônica, foram recebidos aproximadamente 240 estudantes-atletas. Um deles é o João Gabriel Paiva, da Escola Estadual Professor José Monteiro, de Campo Belo. “A expectativa é boa, tomara que a gente consiga bastante medalhas, por mais que seja uma competição bem difícil”, destacou. O jovem nadador também fez questão de reforçar que esses momentos fortalecem os laços com os amigos.

DISPUTAS
Estão sendo disputadas nos Jemg as modalidades de atletismo, atletismo PCD, badminton, basquetebol, bocha, ciclismo, futebol de 7, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, natação PCD, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, voleibol, vôlei de praia e xadrez, nos naipes masculino e feminino. Os Jogos acontecem no módulo I, com alunos de 12 a 14 anos, e módulo II, de 15 a 17 anos.
 
 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90