Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/07/2019 às 08h02min - Atualizada em 30/07/2019 às 08h02min

Uberlândia recebe mais de 2 mil atletas para o JEMG

Etapa estadual dos Jogos Escolares inicia nesta terça-feira (30) com equipes de 267 municípios mineiros

EDER SOARES
O handebol é uma das modalidades coletivas que estarão em disputa | Foto: JEMG/Ygor Reis/Arquivo

Começa nesta terça (30) em Uberlândia a etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), competição estudantil mais importante do estado e que se estenderá até o sábado (3). Esta é a primeira vez que Uberlândia sedia a fase estadual do torneio, que deve reunir cerca de 7 mil pessoas (entre professores, técnicos e estudantes-atletas) de 267 cidades do Estado. O evento é promovido pelo Governo de Minas e conta com a organização da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel). As tabelas de jogos, horários e chaveamentos das modalidades individuais, coletivas e paralímpicas estão disponíveis no site da competição.

Serão utilizados vários locais com estrutura esportiva, como o Sesi Gravatás, Centro de Iniciação Esportiva (CIE), UTC, Parque do Sabiá, campus da Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia (Educa-UFU) e alguns Poliesportivos. Uberlândia participará da competição com 210 estudantes-atletas nas modalidades coletivas e outros 248 nos esportes individuais. Os alunos são de 35 escolas da cidade, entre estaduais, municipais e particulares.

As modalidades coletivas serão futsal, vôlei, basquete e handebol. As individuais serão atletismo, badmington, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. Por fim, as paralímpicas englobam o atletismo, bocha, futebol de 7, natação PCD e tênis de mesa.
 
ATLETISMO
Considerado o esporte mais antigo da história, o atletismo tem sua origem na primeira edição dos Jogos Olímpicos em 776 a.C, na Grécia. Já nos Jogos Escolares de Minas Gerais é a modalidade com mais estudantes-atletas inscritos. Na etapa estadual dos Jemg/2019, em Uberlândia, foram 2.332 jovens inscritos, incluindo o atletismo para Pessoas com Deficiência (PCD) - módulos I e II, masculino e feminino.

Com tantos estudantes-atletas nas pistas, representando centenas de municípios, será bastante disputada a busca pela tão sonhada medalha de ouro. O local das provas será a pista de atletismo do Sesi Gravatás. Toda a estrutura foi finalizada no último domingo.

As disputas do atletismo serão marcadas com as provas de corrida, lançamentos de dardo e disco, arremesso do peso e saltos de distância e altura. Já no paralímpico, as provas são de corrida, lançamento da pelota e dardo, arremesso do peso e salto de distância.

Uma das principais revelações do Brasil no atletismo atual, Núbia Soares deu os primeiros saltos e passadas durante os Jemg. Sob o comando do técnico Abel Mendes, a atleta foi campeã dos Jemg/2012 e 2013 pela Escola Estadual Chico Rezende, de Lagoa da Prata. De lá pra cá, o salto no esporte foi grande. Quebrou vários recordes, conquistou medalhas e disputou os Jogos Olímpicos Rio 2016. Núbia é recordista brasileira no salto triplo, com a marca de 14,69m.

A ex-atleta dos Jemg deixou um recado para os jovens que irão encarar a maratona de competições em Uberlândia. “Aproveitem e se divirtam muito. Os Jogos Escolares foi a primeira competição que eu participei, que abriu todas as portas para mim no esporte profissional. Dar o seu melhor é o primeiro passo para chegar na etapa nacional. Que todos os seus sonhos se realizem. Boa sorte!”.

SERVIÇO
O QUE: JEMG
QUANDO: de terça (30) a sábado (3)
LOCAIS: Sesi Gravatás, CIE, UTC, Parque do Sabiá, Educa-UFU e Poliesportivos
CIDADES: 267


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90