Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/07/2019 às 08h03min - Atualizada em 26/07/2019 às 08h03min

Autora uberlandense lança novo livro nesta sexta-feira (26)

Karolina Cordeiro mostra o universo de Pedro com a família e amigos em uma bela história da vida real

ADREANA OLIVEIRA
Pedro e Karolina Cordeiro atenderam ao Diário de Uberlândia na manhã desta quinta-feira (25) | Foto: Adreana Oliveira

Pedro acorda cedo, às 7h30, mesmo nas férias. Às 8h30 está pronto para a entrevista ao Diário de Uberlândia, que aconteceu na manhã de ontem, na Biblioteca Municipal. Ele não usa palavras, mas expressa que está feliz em estar ali, que escolheu as roupas que ficariam bem na foto e que tem orgulho da dedicação que a mãe tem com a família.
Karolina Cordeiro, geógrafa e escritora, está animada com o lançamento em sua terra natal do segundo livro, “Pedro – O Grande Pequeno Príncipe” (56 páginas, R$ 30), que acontecerá nesta sexta-feira (26) na Casa da Cultura, depois do lançamento oficial na FliAraxá.

“Fiquei muito feliz em estar naquele ambiente, com autores como Pedro Bandeira. Mais realizada ainda ao saber que nosso livro foi o mais vendido durante a feira”, conta.

Pedro foi diagnosticado com a rara a síndrome de Aicardi-Goutières (SAG), que prejudica os movimentos, e na época lhe foi dada a expectativa de dois anos de vida. Hoje, aos 13, ele mostra que o impossível é possível. Ao contar a história dele por meio dos livros, Karolina pratica a literatura inclusiva e vai além. “Nesta obra não só o Pedro como outros personagens são reais. Os melhores amigos da escola, a professora preferida, os carros que ele ama. Ele não é uma síndrome, é uma criança que se expressa pelos olhos”, conta Karolina.

Fácil não é, mas Karolina e a família mantêm uma leveza quando se trata do Pedro. E ele confia nisso. As irmãs de Pedro, Ana Júlia, de 14 anos, e Giovana, de 9 anos, ajudaram e muito na produção desse segundo livro, sucessor de “Pedroca – O menino que sabia voar”. “A opinião delas ajudou muito na capa. A que pensei, segundo elas, estava ‘brega’ e também comentaram para não começar o livro com falando da síndrome, deixar isso para o final”, contou Karolina.

Aluno do 7º ano da E.E. Domingos Pimentel de Ulhôa, Pedro é um menino que tem muitos amigos e adora correr com a mãe. Sábado agora estarão no caminho para Romaria. “Eu temia que ele ficasse sozinho, mas não acontece. Hoje lutamos pela inclusão de várias formas e a literatura é só mais uma delas. Me disseram que escrever não era para qualquer um, eu já acredito que todos nascemos escritores”.

Karolina convida aos leitores a participarem da campanha “Adote um leitor” adquirindo dois exemplares, um fica para doação para crianças de baixa renda. O livro pode ser adquirido na livraria Pró-Século, em Uberlândia.

SERVIÇO
O QUE: lançamento do livro “Pedro – O grande Pequeno Príncipe”
QUEM: Karolina Cordeiro – Ilustrações: Jotah
QUANDO: hoje, às 18h30
ONDE: Casa da Cultura (Praça Coronel Carneiro, 89, Fundinho)
ENTRADA FRANCA
INF.: 3255-8252


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90