Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/07/2019 às 17h30min - Atualizada em 13/07/2019 às 17h30min

Como prevenir e tratar as dores na coluna lombar?

A maior parte dos casos não é grave; exercícios podem ajudar

FOLHAPRESS

Sentir dor no fim coluna, mais especificamente na porção lombar, é bastante comum e pode aparecer em várias etapas da vida. Na maior parte das vezes, o caso não é grave, mas, sim, resultado de uma pancada ou de uma noite de sono em posição ruim.

Nos casos persistentes, as causas podem ser o deslocamento de um disco intervertebral (espécie de gelatina que, em condições normais, impede o atrito de osso com osso) ou a exposição e irritação do nervo ciático, que vai da pelve até o pé.

A melhor maneira de começar a lidar com o problema é com exercícios. As atividades podem ser feitas em grupo ou individualmente com o objetivo de fortalecer os músculos envolvidos na postura.

Terapias manuais e massagens feitas por fisioterapeutas e outros profissionais da saúde podem ajudar no alívio da dor. Por fim, o apoio psicológico pode ser importante para quem sofre com o incômodo diariamente.

A cirurgia de coluna costuma ser o último recurso contra as dores nas costas, mas a indicação dela deve ser bem embasada a fim de que a chance de sucesso seja maximizada. Geralmente, a operação só é adequada para uma minoria de casos. A recuperação após o procedimento pode ser lenta e a dor pode voltar.

Para prevenir a lombalgia, como essa dor é chamada, o ideal é fazer alongamento e exercícios para as costas, permanecer ativo (pelo menos 150 minutos de atividades por semana), evitar permanecer sentado por muito tempo, procurar ficar com uma boa postura, ereta, e atentar-se ao peso e à dieta.

De acordo com dados de 2017 da OMS (Organização Mundial de Saúde), o problema atinge 80% da população global e só perde para a dor de cabeça entre os principais males que afetam a humanidade. Foi ainda a maior causa de afastamento de trabalhadores no Brasil por mais de 15 dias em 2016, segundo o INSS.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90