Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
25/06/2019 às 17h36min - Atualizada em 25/06/2019 às 17h36min

Uberlândia recebe evento gratuito sobre tecnologia na área da contabilidade

Participação é voltada a profissionais do setor e estudantes; seminário é na próxima quinta-feira (27)

VINÍCIUS LEMOS
Evento sobre o uso de tecnologias na profissão será promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais | Foto: Pixabay/Divulgação
Mudanças tecnológicas rápidas, a criação de informação nesse contexto e como isso influencia o trabalho de contadores serão temas debatidos no Seminário de Desenvolvimento e Capacitação Profissional, a ser realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRC-MG) na próxima quinta-feira (27) em Uberlândia. O evento é gratuito, mas tem vagas limitadas e por isso necessita de inscrição por antecedência.

Contadora e vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC-MG, Jacquelline Andrade explicou que a contabilidade como um todo passa por mudanças significativas com relação à tecnologia. Um exemplo é a questão da tributação sobre lucro ligada à localização física da empresa. Hoje uma empresa pode atuar em determinado local sem, necessariamente, ter um escritório local. Discutir como essa atividade poderá ser tributada e de que maneira essas empresas poderão desenvolver suas atividades é algo que acontece entre os profissionais da contabilidade.

“Vivemos uma era totalmente digital em que transformamos informações em dados virtuais. O conselho está preocupado em levar a discussão para o profissional, de que maneira a contabilidade se vê na 4ª Revolução Industrial”, disse Jacquelline Andrade.

A chamada indústria 4.0 é o assunto debatido em uma das palestras que vão acontecer no seminário. O contador e doutor em Controladoria e Contabilidade Valcemiro Nossa ministra a palestra. A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC-MG também vai palestrar com o tema “Contabilidade: foco na qualidade da informação e no Planejamento Tributário”. Jacquelline Andrade explicou que no Brasil a alta carga tributária e a baixa margem de lucro forçam o empresariado a transformar a tributação de uma empresa, que seria algo simples, em uma questão de sobrevivência do negócio. “A contabilidade afeta diretamente a sociedade. Nós vamos focar na questão do instrumento de informação baseado na legislação”.

O objetivo é promover a interação da classe contábil com autoridades políticas e fiscais regionais, delegados seccionais, conselheiros e a diretoria do Conselho, através de palestras sobre temas técnicos e do debate sobre assuntos voltados ao exercício da profissão contábil e ao desenvolvimento humano, aplicados à gestão das organizações contábeis, tais como compliance, liderança e coaching.

O Seminário de Desenvolvimento e Capacitação Profissional é realizado anualmente e em 2018 também aconteceu em Uberlândia. O Conselho já levou o evento para as diversas regiões do Estado, como Zona da Mata, Norte e Sul de Minas Gerais.

A participação também serve para pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) e tem como público-alvo tanto profissionais da contabilidade quanto estudantes de Ciências Contábeis da região.
 
INSCRIÇÕES
O seminário acontece no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberlândia, que fica na Avenida Belo Horizonte, 1290, bairro Osvaldo Rezende. Para participar é necessário que o interessado se inscreva no portal do CRC-MG, pelo hotsite do seminário (seminarios.crcmg.org.br/uberlandia).
 
PROGRAMAÇÃO
18h - Credenciamento e café de boas-vindas
19h - Abertura - Presidente do CRC-MG, contadora Rosa Maria Abreu Barros
19h30 - Palestra “Contabilidade: foco na qualidade da informação e no Planejamento Tributário”, com Jacquelline Aparecida Batista de Andrade - contadora, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC-MG, consultora de empresas e especialista em tributação para pessoas físicas e jurídicas
20h30 - Palestra “Desafios da contabilidade na 4ª revolução industrial”, com Valcemiro Nossa - contador, doutor em Controladoria e Contabilidade (FEA/USP), pesquisador do CNPq Nível 2, presidente da Fucape Business School e coordenador do Mestrado Profissional em Ciências Contábeis da Fucape
21h30 - Encerramento

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90