Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/05/2019 às 07h30min - Atualizada em 30/05/2019 às 07h30min

Musical sobre Elton John chega nesta quinta-feira (30) aos cinemas

Em Cannes o cantor disse que esse é o filme que gostaria que fosse feito

GUILHERME GENESTRETI | FOLHAPRESS
O ator Taron Egerton como Elton John no musical honesto que não esconde excessos ou fracassos do biografado (Paramount Pictures/Divulgação)
"Rocketman", cinebiografia sobre Elton John, é tudo o que o anódino "Bohemian Rhapsody" não consegue ser. Embora seja uma obra igualmente comercial, assim como o filme do Queen, faz um retrato honesto e não esconde reluzentes carreiras de cocaína, cenas tórridas de sexo gay ou os fracassos do biografado da vez. O longa fez sua estreia mundial no Festival de Cannes e entra em cartaz hoje nas salas de cinema brasileiras.

Uma de suas sacadas é o fato de ser um musical, isto é, repleto de números cantados pelos atores e com função narrativa, em vez de simplesmente reproduzir cenas de shows. O registro também é completamente diferente, mais fantástico e menos realista do que a história sobre Freddie Mercury.
Não dava mesmo para esperar outra coisa da biografia de uma pessoa tão extravagante como Elton John. O diretor Dexter Fletcher usa as canções do músico para acompanhar cenas de orgias psicodélicas e apresentações em que os espectadores voam em êxtase.

A história acompanha a trajetória do garoto gordinho e com problemas de autoestima que é um ás no piano. A rebeldia recalcada, fruto de ter vindo de uma família desestruturada, o levaria para o rock e para a bem-sucedida parceria com Bernie Taupin, seu letrista.

Tudo é contado a partir da perspectiva do músico já mais velho e que vai procurar ajuda num grupo de ajuda mútua para superar todos os vícios (bebida, droga, remédio, sexo). A primeira cena o traz montadíssimo e com um enorme par de asas vermelhas contando os problemas numa roda.

Daí se seguem relatos do pai durão e da mãe distante, shows concorridos, festas na piscina e muita bebedeira. Tudo é costurado por números dos muitos hits do músico: "Your Song", "Goodbye Yellow Brick Road", "Bennie and the Jets", "Rocket Man", "Daniel"... Na maior parte das vezes, as letras caem como uma luva na história que se conta; noutras, nem tanto.

Em conversa com a imprensa após a exibição, a equipe do filme não se safou de comparações com "Bohemian Rhapsody". Fletcher, aliás, foi quem assumiu a direção do longa sobre o Queen após a conturbada demissão de Bryan Singer e evitou comentar o assunto. "Vamos falar sobre 'Rocketman', pessoal?", pediu.

"Os dois filmes são lances totalmente diferentes", afirmou Taron Egerton, inglês de 29 anos que assumiu o papel de Elton John. "O nosso é um musical, e não uma cinebiografia tradicional. Adotamos licenças poéticas, as canções não são cronológicas."

Outra das grandes diferenças é o retrato da sexualidade do biografado. Se o filme sobre Freddie Mercury escondia as aventuras homossexuais do cantor, "Rocketman" se permite um pouco menos de pudor e exibe Egerton em amassos com Richard Madden, que faz o papel do seu empresário cafajeste.

“Rocketman” está em cartaz nas redes Cinépolis e Cinemark, em Uberlândia. Confira salas e horários na nossa agenda cultural.

PALHINHA

Em Cannes para acompanhar a estreia mundial de "Rocketman", sua cinebiografia, o cantor Elton John deu uma palhinha e cantou ao lado do ator Taron Egerton, que o interpreta no filme. O dueto aconteceu logo após a exibição do longa na mostra francesa de cinema, na quinta-feira (16).

Antes de chamar o protagonista para se juntar a ele, o músico foi ao piano e cantou sozinho "I'm still standing". A escolha não foi aleatória. É que nos anos 1980, o clipe da música foi gravado ali próximo, na praia em frente ao hotel Carlton, na cidade de Cannes. Juntos, Elton e Egerton cantaram "Rocket Man", um dos maiores sucessos da história do britânico e canção que dá título à sua cinebiografia.

“Mas, ao contrário desse último, faz um retrato mais apimentado da vida do biografado. "Essa foi uma noite muito emotiva para mim. Mesmo se o filme não fizer nenhum centavo nas bilheterias, é o filme que eu queria que fosse feito", disse o cantor.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90