Técnico Leandro Garcia orienta parte da equipe de atletismo na pista do Sesi Gravatás (Eder Soares)
Até junho do próximo ano atletas e paratletas de todo mundo correm em busca de índices visando aos jogos de Tóquio 2020. Neste contexto, cada competição se torna imprescindível na busca por pontuação nos rankings brasileiro e mundial. Alguns destes casos estão na equipe Atletismo Paralímpico Uberlândia, que treina no Sesi Gravatás e tem como um de seus treinadores Leandro Garcia.
Entre os dias 8 e 9 de junho, em São Paulo, o time local participa da primeira etapa do Brasileiro Paralímpico. A equipe irá para a competição com dez atletas, todos buscando classificação para o Parapan de Lima, no Peru, que acontece em agosto. Depois, a última chance de conseguir índice para Lima será na segunda etapa, que também será disputada em São Paulo, no dia 16 de julho.
Entre os principais atletas uberlandenses na disputa estarão Rodrigo Parreira, primeiro no ranking brasileiro e das Américas, segundo do ranking mundial e medalhista paralímpico no Rio 2016, que disputará as provas do salto em distância e dos 400 metros; Rafael Cerqueira, segundo colocado no ranking nacional e décimo no mundial, disputando o salto em distância; e Joana Helena, participante de duas Paralimpíadas e que voltará a correr os 100 metros. Atualmente, a experiente atleta de 56 anos é terceira no ranking brasileiro e 12ª do mundo em sua categoria.
Rafael Cerqueira espera bater a sua melhor marca e quem sabe já conseguir vaga no Parapan. “Estou treinando com muito foco e vou para São Paulo tentando fazer o meu melhor. Se acontecer de vir esta classificação agora, ótimo, caso contrário seguirei melhorando e esperando uma próxima oportunidade”, disse.
O técnico Leandro Garcia está confiante no potencial da equipe e diz que os dez paratletas têm chances de voltar com boas marcas de São Paulo. “Estou otimista para esta primeira etapa do Brasileiro e entendo que vamos colher grandes resultados. Temos atletas com potenciais de brigar tanto por vaga no Parapan, que está mais próximo, quanto para futuras competições em nível internacional, como o Mundial deste ano e também a Paralimpíada de Tóquio”, afirmou Garcia.
EQUIPE NA 1ª ETAPA DO BRASILEIRO
Ana Paula Marques 100 metros Joana Helena 100 metros Edimar Alves de Oliveira Lançamento de dardo Juliana Souza de Oliveira Arremesso de peso Lucas Mesquita Barbosa 800 metros Mauro Evaristo de Souza Arremesso de peso Rafael Cerqueira Salto em distância Rodrigo Parreira Salto em distância/400 metros Yuri Luiz Rodrigues 100 e 200 metros Rafaela Divina de Paula Lançamento de disco