Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
29/05/2019 às 07h52min - Atualizada em 29/05/2019 às 07h52min

Uberlandenses buscam vagas no Parapan de Lima

Equipe Atletismo Paralímpico disputará a 1ª etapa do Brasileiro com dez atletas

EDER SOARES
Técnico Leandro Garcia orienta parte da equipe de atletismo na pista do Sesi Gravatás (Eder Soares)
Até junho do próximo ano atletas e paratletas de todo mundo correm em busca de índices visando aos jogos de Tóquio 2020. Neste contexto, cada competição se torna imprescindível na busca por pontuação nos rankings brasileiro e mundial.  Alguns destes casos estão na equipe Atletismo Paralímpico Uberlândia, que treina no Sesi Gravatás e tem como um de seus treinadores Leandro Garcia.

Entre os dias 8 e 9 de junho, em São Paulo, o time local participa da primeira etapa do Brasileiro Paralímpico. A equipe irá para a competição com dez atletas, todos buscando classificação para o Parapan de Lima, no Peru, que acontece em agosto. Depois, a última chance de conseguir índice para Lima será na segunda etapa, que também será disputada em São Paulo, no dia 16 de julho.

Entre os principais atletas uberlandenses na disputa estarão Rodrigo Parreira, primeiro no ranking brasileiro e das Américas, segundo do ranking mundial e medalhista paralímpico no Rio 2016, que disputará as provas do salto em distância e dos 400 metros; Rafael Cerqueira, segundo colocado no ranking nacional e décimo no mundial, disputando o salto em distância; e Joana Helena, participante de duas Paralimpíadas e que voltará a correr os 100 metros. Atualmente, a experiente atleta de 56 anos é terceira no ranking brasileiro e 12ª do mundo em sua categoria.

Rafael Cerqueira espera bater a sua melhor marca e quem sabe já conseguir vaga no Parapan. “Estou treinando com muito foco e vou para São Paulo tentando fazer o meu melhor. Se acontecer de vir esta classificação agora, ótimo, caso contrário seguirei melhorando e esperando uma próxima oportunidade”, disse.

O técnico Leandro Garcia está confiante no potencial da equipe e diz que os dez paratletas têm chances de voltar com boas marcas de São Paulo. “Estou otimista para esta primeira etapa do Brasileiro e entendo que vamos colher grandes resultados. Temos atletas com potenciais de brigar tanto por vaga no Parapan, que está mais próximo, quanto para futuras competições em nível internacional, como o Mundial deste ano e também a Paralimpíada de Tóquio”, afirmou Garcia. 
 
EQUIPE NA 1ª ETAPA DO BRASILEIRO
 
Ana Paula Marques               100 metros
Joana Helena                         100 metros
Edimar Alves de Oliveira       Lançamento de dardo
Juliana Souza de Oliveira       Arremesso de peso
Lucas Mesquita Barbosa        800 metros
Mauro Evaristo de Souza       Arremesso de peso
Rafael Cerqueira                   Salto em distância
Rodrigo Parreira                    Salto em distância/400 metros
Yuri Luiz Rodrigues                100 e 200 metros
Rafaela Divina de Paula        Lançamento de disco
 
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90