Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
22/05/2019 às 07h45min - Atualizada em 22/05/2019 às 07h45min

Araguari confirma volta ao futebol profissional

Galo da Comarca estreia na terceirona mineira no dia 10 de agosto

EDER SOARES
Técnico Carlão é um velho conhecido do torcedor uberlandense, com passagens pelo futebol local (Divulgação)
Depois de oito anos, o Araguari Atlético Clube confirmou o seu retorno ao futebol profissional e já começou a preparação para a disputa do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, a popular Terceirona Mineira. O Galo da Comarca, como é conhecido, tem 74 anos de fundação e viveu bons anos no profissionalismo, principalmente no final da década de 1970, quando chegou a disputar a elite do futebol mineiro. O último ano de atividades no profissional foi em 2011, quando, comandado pelo técnico Célio Costa, o clube não conseguiu passar da primeira fase da Terceirona.

O Araguari está chave B, que tem ainda o Mamoré de Patos de Minas, Pirapora e Sociedade Patrocinense. A competição começa no dia 10 de agosto e conta com quatro grupos de quatro equipes. Os times jogam em dois turnos, classificando os dois primeiros de cada chave para as quartas de final. As duas equipes que chegarem a final conquistam o acesso para o Módulo II do ano que vem.

A tabela com os jogos será divulgada nos próximos dias pela Federação Mineira de Futebol (FMF). A competição, a exemplo de anos anteriores, seguirá no formato sub-23, com cada equipe podendo utilizar nos jogos o máximo de cinco atletas acima dessa faixa etária.

O Araguari já treina no Estádio Vasconcelos Montes, onde mandará seus jogos na competição. A intenção da diretoria e comissão técnica é trabalhar com um elenco de no máximo 25 jogadores. O treinador é um velho conhecido do futebol de Uberlândia e região. Carlos Alexandre Bauab, o Carlão, foi treinador das categorias de base do Uberlândia Esporte Clube, Inter de Minas, Ubercity e Escolinha Gaviões do Cerrado, além de equipes do futebol amador.

Em 2017, Carlão comandou o Inter de Minas nessa mesma competição. “Será um grande desafio, mas que esperamos, passo a passo, ir vencendo os obstáculos até conseguir o maior objetivo, que é o acesso para o Módulo II. Não será fácil, mas vamos lutar por isso”, disse Carlão.

O presidente do Araguari é Walter Henrique Andrade, o Waltinho, de 62 anos. Ele foi ex-goleiro de equipes como Uberlândia, XV de Novembro, Araguari, Fluminense de Araguari, Vasco (RJ) e Bangu (RJ). Segundo Waltinho, o clube terá como base jogadores oriundos das categorias juniores do próprio Araguari e da Sociedade Patrocinense, que estão em fase de testes, além de alguns jogadores que serão emprestados pelo Uberlândia Esporte e que conquistaram o acesso com o Verdão para a elite do futebol mineiro. Na próxima semana, deverão se apresentar no Estádio Vasconcelos Montes o goleiro Diego, o zagueiro Tayron, o volante Luiz Alexandre e os atacantes Leo e Hugo.

Segundo Waltinho, o Araguari não dará nenhum passo maior do que as pernas e o clube vai trabalhar com orçamento curto. “Estamos trabalhando como o Araguari merece. Futebol está muito banalizado e se fizer de qualquer maneira você será somente mais um no mercado. Vamos fazer de tudo para sermos competitivos e brigar pelo acesso, mas tudo com responsabilidade e boa gestão”, afirmou Waltinho.

HISTÓRIA ARAGUARI

Em 
1951, participou do Primeiro Campeonato do Triângulo Mineiro, vencido pelo seu rival Fluminense Futebol Clube, de Araguari. Em 1979, quando teve uma de suas melhores formações, conseguiu empatar em casa contra o Clube Atlético Mineiro. Foi vice-campeão mineiro da Segunda Divisão em 1964 e campeão da Terceira Divisão em 1993, com uma campanha excelente, superando, no quadrangular final, Ideal de Ipatinga, Guarani de Divinópolis e Unaí.

Em 
1995, chegou à fase final do Módulo II do Campeonato Mineiro, mas não alcançou a promoção, conseguida por Villa Nova Atlético Clube e Associação Atlética Paraisense. Em 2011, disputou pela última vez a Segunda Divisão do Mineiro, mas não passou da primeira fase.
 
 GRUPOS SEGUNDA DIVISÃO

GRUPO A
Pouso Alegre
Atlético Três Corações
Santarritense
Figueirense

GRUPO B
Mamoré
Araguari
Pirapora
SE Patrocinense


GRUPO C
Ponte Nova
Boston City
Bétis
União Luziense


GRUPO D
Coimbra (B)
Minas Boca
Betim
Inter de Minas



 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90