Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/04/2019 às 16h17min - Atualizada em 16/04/2019 às 16h17min

Estado de MG confirma primeira morte por Influenza

DA REDAÇÃO
Nos quatro primeiros meses deste ano, Minas Gerais registrou 13 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo vírus Influenza. A maioria foi notificada em Belo Horizonte (9), mas também há confirmações em Itabira (2), Ibirité (1) e Ritápolis (1), todas na região metropolitana. Um dos casos registrados na capital evoluiu para óbito. Não há confirmações da doença em Uberlândia ou em cidades do Triângulo Mineiro.

As informações constam no Boletim Epidemiológico divulgado nesta terça-feira (16) pela Secretaria de Estado de Saúde. Segundo o documento, foram notificados 456 casos de Síndrome Respiratórias em todo o Estado, sendo que 44 (9,65% do total) com amostras já processadas. Entre os casos notificados, 31 (6,8%) foram identificados como SRAG por outros vírus respiratórios, sem relação com o Influenza.

Já entre os casos confirmados de gripe, o vírus Influenza A H1N1 foi predominante, responsável por 11 das 13 infecções, inclusive na que evoluiu para óbito, precedido por Influenza A não subtipado e o Influenza B, com um caso cada.

Até o momento, foram registradas 41 mortes por SRAG, o que corresponde a 8,99% do total de notificações de Síndrome Respiratória. Dos 41 óbitos notificados, em 40 não foram detectados a presença de nenhum outro vírus respiratório associado.

 
VACINAÇÃO
A Campanha de Vacinação contra a Influenza foi iniciada, em todo o País, na semana passada. Em Uberlândia, até amanhã, a Secretaria de Saúde intensifica as ações voltadas à imunização de gestantes e crianças com idades entre 6 meses a menores de 6 anos.

A partir da próxima segunda-feira (22), a vacinação se estenderá também aos demais públicos-alvo da campanha, que são: trabalhadores de saúde, indígenas, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), idosos (a partir dos 60 anos), professores, pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico. O dia D de mobilização será no dia 4 de maio.

A campanha acontece até o dia 31 de maio nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (UBSF), das 7h30 às 16h30, e nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), exceto dos bairros São Jorge e Morumbi, das 8h às 20h.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90