Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/04/2019 às 08h20min - Atualizada em 10/04/2019 às 08h20min

Teatro Municipal de Uberlândia recebe recital de cello e piano

Hugo Pilger e Ney Fialkow são atrações do Concertos Tribanco; ingressos já estão disponíveis para troca

ADREANA OLIVEIRA
O violoncelista Hugo Pilger se apresentará ao lado do pianista Ney Fialkow na sexta-feira (12) (Janaína Perotto/Divulgação)
Viviane Taliberti não para. A musicista e professora de música da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tem uma agenda de apresentações que a levam a diversos países durante todo o ano. Recentemente esteve nos Estados Unidos e agora retorna à cidade para mais uma edição do projeto Concertos Tribanco, idealizado por ela em 2004 que vem ganhando mais público a cada nova temporada.

Para a próxima sexta-feira (12) a diretora artística selecionou, para apresentação no Teatro Municipal de Uberlândia, dois músicos brasileiros de renome no cenário nacional e internacional, o violoncelista Hugo Pilger e o pianista Ney Fialkow. Os ingressos estarão disponíveis para troca a partir das 12h de hoje na bilheteria do teatro e segue até sexta-feira, sujeito a lotação do espaço. Quem quer garantir um lugar costuma se antecipar para não ficar de fora.

O gaúcho Hugo Pilger é doutor em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e iniciou seus estudos de violoncelo na Fundarte (Fundação de Artes) de Montenegro (RS) com Milton Bock. Em 1987, passou a estudar no Rio de Janeiro com Marcio Malard, e em 1994, na classe do professor Alceu Reis. Também concluiu mestrado em Música na Unirio em 2012.

Como solista, se apresentou à frente de várias orquestras como a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra Ouro Preto, Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

Suas turnês passaram por diversos países da Europa, América do Sul e América do Norte. Em sua discografia destacam-se o CD “Hugo Pilger interpreta Ernani Aguiar” – que conquistou os prêmios de Melhor Intérprete Erudito e Melhor Álbum Erudito no Prêmio Açorianos de Música 2015/2016 de Porto Alegre - e o CD duplo, DVD e Blu-Ray gravado com a pianista Lúcia Barrenechea “Presença de Villa-Lobos na Música Brasileira para Violoncelo e Piano”, que contém o primeiro registro do violoncelo que pertenceu ao compositor Heitor Villa-Lobos, um Martin Diehl de 1779.

No ano passado, Pilger recebeu o Prêmio Profissionais da Música 2018 na categoria Instrumentista Erudito. É autor do livro “Heitor Villa-Lobos, o violoncelo e seu idiomatismo”. Pilger estará muito bem acompanhado pelo premiado pianista Ney Fialkow, com quem já fez um concerto junto à Orquestra de Ouro Preto, entre outras atividades artísticas.

Fialkow concilia a agenda de solista e camerista com a atividade de professor do Instituto de Artes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre (RS), onde estudou com a Zuleika Rosa Guedes e também com Dirce Knijnik.

O pianista fez pós-graduação nos Estados Unidos, onde obteve o título de Doutor em Música no Peabody Conservatory da Johns Hopkins University, Baltimore. Lá. foi assistente da célebre pianista Ann Schein, obtendo o prêmio Francis Turner por destaque em performance. Realizou também com distinção o Mestrado em Música no New England Conservatory, Boston, com Patrícia Zander.

Em parceria com o violinista Carmelo de los Santos, lançou o CD “Sonatas Brasileiras” gravado ao vivo, muito bem acolhido pelo público e crítica especializada. Participou do projeto “Copa da Cultura”, promovido pelo Ministério da Cultura do Brasil em Berlim, na Alemanha, com repertório dedicado à música de câmera brasileira.
 
SERVIÇO

O QUE: Concertos Tribanco
QUEM: Hugo Pilger (violoncelo) e Ney Fialkow (piano)
QUANDO: sexta-feira (12), às 20h
ONDE: Teatro Municipal de Uberlândia
INGRESSOS: 1l de leite longa vida vale 1 ingresso – trocas na bilheteria do teatro hoje e amanhã das 12h às 18h e na sexta-feira até o início do concerto ou até esgotarem os ingressos
CLASSIFICAÇÃO: maiores de 16 desacompanhados; menores entre 12 e 15 anos acompanhados por parentes de até 3º grau ou responsáveis
INF.: 3235-1568

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90