Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/04/2019 às 16h00min - Atualizada em 06/04/2019 às 16h00min

Bombeiros farão vistoria de AVCB sem aviso prévio

Mudança vale já em abril e pode render uma multa de até R$ 265 mil para o condomínio

FOLHAPRESS
A partir deste mês, bombeiros poderão cobrar o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) dos condomínios sem aviso prévio. Quem não tiver o auto estará sujeito a uma multa que pode chegar a R$ 265 mil. O AVCB é o documento que comprova que bombeiros estiveram no condomínio e constataram que o imóvel tem os equipamentos e indicações de segurança necessários em caso de incêndio.

Gerente de produtos e parcerias da Lello Condomínio, Raquel Tomasini estima que, hoje, sete em cada dez condomínios residenciais, no geral, não tenham o AVCB. Em sua administradora, após uma campanha de conscientização, o percentual se inverteu (70% contam com o documento). "É importante para que o síndico se resguarde. Se acontece algum sinistro e não tem AVCB, o síndico é responsabilizado."

A síndica profissional Luciana Fontanela, 45 anos, acaba de renovar o AVCB de um condomínio com cinco torres. Segundo ela, a melhor opção é contratar uma empresa que cuidará do processo. "Acredito que nem mesmo um bombeiro civil que trabalhe no prédio conseguirá fazer tudo sozinho. Envolve uma série de outros fatores, como conhecer as alterações das normas", afirma.

Luciana afirma que o ideal é que o síndico faça uma programação financeira ao longo de 24 meses para diluir o impacto no orçamento e não ter surpresas envolvendo os custos de adequações necessárias. Questionados, os bombeiros afirmaram que estão finalizando o processo de regulamentação.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90