Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/04/2019 às 08h00min - Atualizada em 07/04/2019 às 08h00min

Simone & Simaria fazem história em Barretos

Pela primeira vez mulheres são escolhidas como embaixadoras da festa

As irmãs conseguiram um feito inédito junto aos criadores da tradicional festa que sempre privilegiaram homens (Divulgação)
A dupla Simone & Simaria foi anunciada como embaixadora da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que será realizada em agosto. É a primeira vez que o título, instituído em 2010, será ocupado por mulheres. Elas, que lançaram DVD na última semana, se apresentarão no dia 17 de agosto no estádio de rodeios do Parque do Peão de Barretos, recinto projetado por Oscar Niemeyer (1907-2012).

A festa, em sua 64ª edição, acontecerá entre os dias 15 e 25 daquele mês e deve ter, no total, cerca de cem atrações musicais espalhadas em quatro palcos. A divulgação da programação deverá acontecer a partir deste mês. O título de embaixador da Festa do Peão foi instituído por Os Independentes, associação que organiza o evento, em 2010, e, desde então, apenas homens o ostentaram –todos sertanejos.

O primeiro foi Luan Santana, mas depois o posto foi ocupado por Jorge & Mateus, Fernando & Sorocaba, Chitãozinho & Xororó, Bruno & Marrone, Cristiano Araújo, Henrique & Juliano, Zezé di Camargo e Luciano e Gusttavo Lima –este, nos dois últimos anos. Homenageadas neste ano, as irmãs, que iniciaram a carreira em 2012, já se apresentaram em Barretos nos três últimos anos. A escolha da dupla também é emblemática numa associação que, desde o surgimento, na década de 50, não aceita mulheres.

Fundada em 1955, a associação Os Independentes desde o início segue uma série de regras, que incluem a possibilidade de ser sócio apenas aos homens e também vetam pretendentes casados no momento do ingresso ou que dependam financeiramente dos pais. Formada por cerca de cem sócios, ela já tem uma corrente que defende liberar a chance de mulheres serem sócias efetivas.

Presidente de Os Independentes, Ricardo Rocha disse por meio de sua assessoria que o objetivo da homenagem foi ressaltar a força da mulher na cultura sertaneja. "Simone e Simaria, apesar de jovens, já entraram para a história da música nacional, mostrando a força da mulher na música sertaneja com muito talento e carisma. Serão grandes representantes das amantes do rodeio e da música pelo país", disse.

O público do tradicional evento é em sua maioria, claro, formado por fãs de músicas sertanejas, mas suas mais variadas vertentes dominam espaços diferentes dentro do Parque do Peão. A área, de 2 milhões de metros quadrados, se divide entre o sertanejo universitário da feira comercial, a música raiz (tocada sem instrumentos eletrônicos) numa área de mata, e o sertanejo-chiclete no camping –que chega a abrigar 15 mil pessoas. Mas há espaço para outros ritmos em festas privadas na região dos ranchos (eventos particulares).

Nos últimos anos, Barretos reuniu entre 900 mil e 1 milhão de visitantes por ano. Realizada desde 1956, a festa movimenta a economia num raio de 150 quilômetros de Barretos, o que inclui cidades como São José do Rio Preto e Ribeirão Preto.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90