Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
29/03/2019 às 00h00min - Atualizada em 29/03/2019 às 00h00min

Uberlândia recebe Regional do Circuito Paralímpico

Circuito terá provas no Sesi Gravatás e Praia Clube

Rafaela Silva, do lançamento de disco, é uma das atletas que tem presença confirmada no regional (Divulgação)
 
O Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo e Natação fará nesta semana sua terceira parada, desta vez em Uberlândia. A cidade mineira receberá a fase regional Centro-Leste no sábado (30) e domingo (31). A competição contará com a participação de 408 atletas, sendo 286 do atletismo e 122 da natação, do Distrito Federal e de sete estados: Acre, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.

Os atletas buscarão o índice mínimo estabelecido pelo departamento técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para disputar as fases nacionais. Alguns já possuem vaga nas fases nacionais, mas participarão da regional Centro-Leste para entrar em ritmo de competição. Uberlândia estará na disputa com atletas da natação do Praia Clube, local da competição aquática, e também da equipe Minas Olímpica/Futel, que treina no Sesi Gravatás, local das provas de atletismo. 

O praiano Ruan Souza, nadador da classe S10 e medalhista de bronze nos Jogos do Rio no revezamento 4x100m medley masculino, é um dos destaques da cidade na competição. Ruan, paulista de Taubaté e radicado em Uberlândia, nadará na piscina em que treina, no Praia Clube. A ideia é estar no auge da forma de 25 a 27 de abril, quando disputará o Open Internacional Loterias Caixa, no CT Paralímpico, em São Paulo. Na ocasião, ele buscará os índices para o Mundial de Natação e os Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru.

“Nadarei o regional para entrar em clima de competição, para me preparar para o Open, meu principal evento neste primeiro semestre. Pelo fato de o Regional ser aqui em Uberlândia, isso me possibilitou participar e poder fazer uma preparação melhor neste início de temporada”, disse o atleta de 27 anos, que tem um encurtamento na perna esquerda em decorrência de um acidente automobilístico.

ATLETISMO

Já as disputas do atletismo no Regional Centro-Leste acontecerão no Sesi Gravatás. As provas de campo contarão com a presença de Izabela Campos, medalhista de bronze no lançamento de disco F11 nos Jogos do Rio 2016. Mauro Evaristo de Sousa (F42) e Paulo Flaviano (T38), que integraram a equipe brasileira nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, também marcarão presença na competição na cidade mineira.

Uma das atletas de Uberlândia na competição será Rafaela Silva, do lançamento de disco. Uma das revelações do Brasil na modalidade, ela espera conseguir índice para as fases nacionais do circuito nacional. “É a primeira oportunidade que tenho para começar a escalada rumo aos principais objetivos, até chegar no principal que é Tóquio 2020. Competir em casa é ainda melhor espero aproveitar isso da melhor forma”, disse Rafaela.

CIRCUITO

Este será o terceiro estágio do Circuito 2019, cuja abertura aconteceu em São Paulo, nos dias 23 e 24 de fevereiro. A segunda fase ocorreu em João Pessoa (PB), de 14 a 17 de março. Haverá ainda a fase regional Rio-Sul, em Curitiba (PR), de 12 a 14 de abril. Competidores de atletismo e natação que alcançarem os índices estabelecidos pelo departamento técnico do CPB garantem participação nas etapas nacionais, em São Paulo. A terceira fase nacional receberá a denominação de Campeonato Brasileiro, em setembro e outubro, e reúne os melhores do ano. As três competições serão realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico.
 
SERVIÇO

CIRCUITO LOTERIAS CAIXA DE ATLETISMO E NATAÇÃO

Data: sábado (30) e domingo (31)
Sábado (30) – 8h às 12h e 14h às 18h
Domingo (31) – 8h às 12h
Atletismo: Sesi Gravatás – Aberto ao público
Natação: Praia Clube Uberlândia – Somente para sócios
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90