Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/03/2019 às 09h24min - Atualizada em 13/03/2019 às 09h24min

Contracultura do Triângulo ganha websérie

“Coffee Jane” estreia na próxima sexta-feira no YouTube e festa de lançamento acontece amanhã

DA REDAÇÃO
Historiador Jeremias Brasileiro é entrevistado pelo músico e comositor Luiz Salgado | Foto: Divulgação
Guiada pelo vapor do café recém-passado no coador, da forma mais artesanal possível, entra no ar, na próxima sexta-feira (15), a websérie “Coffee Jane”, que destaca a contracultura no Triângulo Mineiro. O lançamento acontece amanhã (14), no Vinil Cultura Bar, em Uberlândia. Serão exibidos de vídeos da websérie, e ainda haverá performance de Humberto Prado e apresentação de André Fejó e bandas Afasia, punk feminino uberlandense, e Revolta Blues, rock autoral araguarino. A produção conta com profissionais de Uberlândia e Araguari.

Segundo Rodrigo Valim, idealizador do projeto, a intenção é explorar as possibilidades sensíveis que a cultura, uma boa prosa e só um bom café podem proporcionar. A partir daí se encontram a arte, a gastronomia, o patrimônio histórico, o underground, a cultura popular e o alternativo do Triângulo Mineiro.

Lugares e não-lugares da cultura mineira, mais consagrados pela expressão popular do que pela história oficial, são a fonte das pautas do “Coffee Jane”, que têm caráter documental e são inspiradas no jornalismo gonzo. As experimentações de linguagem levaram à produção de duas séries audiovisuais, construídas em diferentes formatos – o “Vice-Versa” e o “Drops”.

O Vice-versa é uma série de “auto-entrevistas” entre duas figuras relevantes da cultura triangulina. Danilo Vieira, diretor, afirma que o papel da produção foi ambientar a prosa, oferecer os estímulos. Os convidados cuidaram de se entrevistar e, entre um café e outro, os encontros renderam diálogos intermináveis.

No quintal do Terreirão do Samba, reduto da cultura negra uberlandense, o Vice-Versa mediou o encontro de almas de Luiz Salgado e Jeremias Brasileiro, que versaram sobre a cultura popular; o reencontro de Carlos Segundo e Nara Sbreebow, que ruminaram o cinema nacional a partir do interior; a descoberta de Uiara Cristina e Olívia Franco, que discutiram o papel da mulher na arte.

Os Drops são “xícaras” de conteúdo imerso nos bens imateriais das cidades de Araguari, Uberlândia e Uberaba – lugares, encontros, sabores. As pautas vão da divulgação científica feita no Complexo de Peirópolis, em Uberaba, até a produção de Queijo Minas Artesanal feita pela Queijaria Oliveira, em Araguari, passando pela apropriação do espaço público por jovens do subúrbio de Uberlândia, que ocupam a pista de skate do bairro Jardim América II.

EXIBIÇÕES

Os vídeos serão publicados, todas as sextas-feiras, de 15 de março a 28 de junho, no canal do Coffee Jane no Youtube, e divulgados na página do projeto no Facebook. Ao final dos lançamentos, haverá exibição pública em escolas de Uberlândia e Araguari. O projeto é realizado pela produtora Junkie Box e incentivo do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC) da Secretaria de Cultura de Uberlândia.
 
SERVIÇO

O QUE: lançamento da websérie “Coffee Jane”
QUANDO: amanhã (14), 20h
ONDE: Vinil Cultura Bar (Av. Segismundo Pereira, 1.121, Santa Mônica)
INGRESSO: R$ 5
INFORMAÇÕES: 3234-6999
EPISÓDIOS: serão lançados às sextas-feiras de 15 de março a 28 de junho no canal Coffee Jane no YouTube

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90