09/03/2019 às 07h30min - Atualizada em 09/03/2019 às 07h30min

Moana chega em estilo Broadway

Diretor Rafael Ventura usa a criatividade para ressignificar alguns pontos da história de sucesso nos cinemas

ADREANA OLIVEIRA
Musical não contém dublagem, todos os atores e bailarinos têm formação teatral | Foto: Heloisa Drummond Fotografias/Divulgação
A Moana, aquela que não gosta de ser chamada de princesa e prefere ser a filha do chefe de uma tribo polinésia ganhou os cinemas e o coração de muitas crianças e muitas famílias em “Moana – Um mar de Aventuras” (Disney, 2016). Amanhã chega a Uberlândia a adaptação para o teatro do musical “Moana – O Musical”, que será apresentado no Teatro Municipal, em sessão única, às 17h.

Segundo o diretor Rafael Ventura, chamado pela produtora Miller para comandar esse projeto, essa é a primeira montagem a circular no Brasil feita de forma profissional, com um estilo Broadway, mesmo com algumas restrições orçamentárias que cercam as produções brasileiras. “Uso muito a criatividade para ressignificar algumas coisas. Por exemplo, o barco pode ser dois triângulos, o caranguejo gigante aparece de outra forma, e todo mundo vai reconhecer”, explicou ele, em entrevista ao jornal Diário de Uberlândia, na manhã de ontem.

Ventura já viu algumas montagens que contam com dublagem, porém, ele explica que o espetáculo da Miller traz atores e bailarinos profissionais, todos com formação teatral. “Esse é nosso diferencial e é um grande desafio levar esse trabalho para os tablados. Mesmo assim, estamos felizes com a repercussão até o momento e fomos até indicados como o melhor espetáculo musical em cartaz no Sudeste”, afirmou ele, que é de Belo Horizonte.

É um musical para toda a família e para Ventura, o primeiro de muitos outros trabalhos que devem vir na sequência com a produtora mineira. Para ele, temporadas longas são difíceis de serem feitas no Brasil, mas eles já planejam uma curta temporada para o meio do ano em Belo Horizonte e também circularão pelas capitais e grandes cidades brasileiras.

SINOPSE

“Moana - O Musical” é um espetáculo construído com liberdade pelo diretor Rafael Ventura - que também adaptou o texto do filme. Houve um extenso trabalho de pesquisa sobre a cultura da Polinésia francesa, onde a história é ambientada, que inspirou as coreografias e figurinos. Os atores se envolveram no processo de concepção do espetáculo trazendo bagagens, experiências e contribuições para coreografias, trabalhos corporais e arranjos vocais.

O musical é, mais do que uma história de princesa, uma história de uma menina guerreira que, por meio de um chamado do oceano, mergulha em si mesma para se descobrir mulher e guerreira.  O diretor trabalha com a desconstrução de alguns elementos como o personagem Tamatoa (na história, um caranguejo gigante) e o barco da Moana que se materializam de maneiras inusitadas no palco.

O espetáculo teve pré-estreia em Nova Lima, onde foi muito bem recebido. Apesar de ser um título da Disney e um espetáculo comercial, o diretor toma cuidado especial com os elementos artísticos, envolvimento e imersão dos atores, realizando uma preparação físico-mental intensa.

“Moana - O Musical” srá apresentado amanhã (10), às 17h no Teatro Municipal de Uberlândia. Classificação livre. Duração: 60 minutos. Ingressos a partir de R$ 50. Mais informações: 3235-1568.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »