Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/02/2019 às 11h27min - Atualizada em 15/02/2019 às 11h27min

Música erudita e regência em debate

Maestro e pianista João Carlos Martins se reúne com músicos e regentes da cidade na Casa da Cultura

DA REDAÇÃO
João Carlos Martins vai se reunir com regentes e coordenadores culturais de Minas Gerais | Foto: Divulgação
Uberlândia recebe, hoje, a visita do maestro e pianista João Carlos Martins. Ele vem para um encontro do projeto Orquestrando o Brasil, idealizado por ele e desenvolvido em parceria com a Fundação Banco do Brasil, Sesi/SP e Fiesp. Neste sábado ele se reúne com regentes e músicos da cidade e região para expor o funcionamento do projeto e conhecer um pouco do trabalho realizado pelos grupos musicais organizados.

O Orquestrando o Brasil é uma plataforma digital que visa disseminar conteúdos, oferecer capacitação para regentes e músicos, além de ser uma ferramenta para a troca de conhecimento, construindo uma relação permanente e online de suporte e informação. A plataforma dá apoio para que, a partir dos recursos humanos e físicos de cada comunidade, os envolvidos possam liderar um movimento de expansão ou consolidação da música local. Um canal de comunicação, informação e interação entre músicos brasileiros.

“O Orquestrando o Brasil é uma plataforma de integração que busca unir regentes e líderes de grupos musicais dispersos por todo o País. Muitas vezes esses regentes não têm nenhum apoio técnico que não o do Orquestrando o Brasil. O projeto procura romper o isolamento desses grupos e apoiar seu trabalho e divulgar suas realizações”, explica o maestro João Carlos Martins, em material de divulgação das atividades.

Mais do que uma plataforma, este é um projeto de mobilização social através da música, melhorando a interlocução dos regentes e coordenadores com os poderes públicos e a sociedade, apresentando novas oportunidades de atuação e unindo os músicos em prol de uma causa única.

Criado em junho de 2018, o Orquestrando o Brasil já agrega mais de 190 orquestras e bandas participantes, um universo que representa aproximadamente nove mil músicos, com grupos musicais de 136 municípios espalhados pelos estados de Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Até o momento, o projeto promoveu encontros com regentes e coordenadores musicais nas cidades de São José dos Campos (SP), Bauru (SP), Brotas (SP), Pirassununga (SP), Pitangueiras (SP), Aguaí (SP), Maria da Fé (MG), Maringá (PR), Londrina (PR) e João Pessoa (PB).

O encontro é direcionado para músicos e regentes e acontece na Casa da Cultura, a partir das 11 horas. A entrada é gratuita e pede-se confirmação de presença pelo e-mail
[email protected] ou via whatsapp pelos números: 16-99279-4155 ou 11-99164-8814. Mais informações: orquestrandobrasil.com.br.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90