Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/02/2019 às 09h35min - Atualizada em 14/02/2019 às 09h35min

Bolsonaro recebe alta e volta para Brasília

FOLHAPRESS
Presidente Jair Bolsonaro, após alta, durante saída do Hospital Albert Einstein | Foto: Presidência da República
Após 17 dias internado, o presidente Jair Bolsonaro recebeu alta do hospital Albert Einstein, em São Paulo, ontem. Ele foi submetido, em 28 de janeiro, a uma cirurgia de reconstrução do trânsito intestinal e retirada da bolsa de colostomia. Havia sido internado no dia anterior. Foi a terceira cirurgia a que foi submetido em decorrência do ataque a faca ocorrido em setembro, durante ato de campanha eleitoral em Minas Gerais. Sua saída foi postergada pelo diagnóstico, na semana passada, do quadro de pneumonia. Ele deixou o hospital por volta das 12h20 com destino ao Aeroporto de Congonhas, de onde embarcou no avião presidencial para Brasília.

O presidente permanecerá no Palácio da Alvorada, em descanso até o próximo fim de semana, e será acompanhado por uma equipe médica. "Os médicos prescreveram que ele se mantenha em descanso e faça uma autoavaliação de receber ou não ministros", disse o porta-voz Otávio do Rego Barros, em Brasília. Em nota, a equipe médica informou que o presidente recebeu alta "com o quadro pulmonar normalizado, sem dor, afebril, com função intestinal restabelecida e dieta leve por via oral".

Desde a segunda (11), o presidente estava em um apartamento no hospital. A nutrição parenteral (por via endovenosa) foi suspensa e os médicos introduziram uma dieta leve, que prosseguiu na terça, com uso de suplemento nutricional. Ontem, Bolsonaro acordou sem febre. Ele se alimentou de um mini pão francês, dois biscoitos água e sal e uma fruta cozida.

Segundo a equipe médica, após o diagnóstico de pneumonia, a evolução clínica foi considerada boa, "sem disfunções orgânicas e com melhora dos exames laboratoriais".
"O dreno colocado no seu abdome foi retirado pela equipe de radiologia intervencionista em 8 de fevereiro, quatro dias após sua introdução. Devido à melhora do quadro intestinal e boa receptividade à dieta líquida, a sonda nasogástrica também foi retirada. O quadro pulmonar progrediu de forma positiva, assim como os exames laboratoriais."

No período em que ficou internado, Bolsonaro fez exercícios de fisioterapia respiratória e motora e caminhadas fora do quarto. Foram tomadas medidas de prevenção de trombose venosa. ​

PRÓXIMOS PASSOS

O porta-voz da Presidência disse nesta tarde que ainda não há definição de datas para as próximas viagens ao exterior. Antes da cirurgia, Bolsonaro planejava visitar os Estados Unidos e Israel entre março e abril. Agora, no entanto, a equipe do presidente avalia se ele será liberado pelas condições de saúde a cumprir esse calendário. A confirmação depende também da resposta dos dois países. A partir de agora, o presidente seguirá com uma série de cuidados em casa. Ainda há riscos associados não só à cirurgia, mas também ao tempo em que passou no hospital.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90