Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/02/2019 às 08h26min - Atualizada em 13/02/2019 às 08h26min

Eliane Tinoco propõe reflexões

Nova exposição da artista mineira traz série de transformações

ADREANA OLIVEIRA
“Eu me vejo” quer provocar reflexões no espectador | Foto: Divulgação
A artista mineira Eliane Tinoco, natural de Araguari, abriu na segunda-feira (11) sua nova exposição, em cartaz no Sesc Uberlândia até março. “Eu me vejo”, além da contemplação, é um incentivo à reflexão. No espaço, cadeiras de madeira feitas pelo artesão Antonio Tinoco, marido de Eliane, estão diante das fotografias de Eliane. Exceto por uma tela, que encerra a mostra sozinha, sem o móvel à sua frente.

Segundo a artista, a proposta com as cadeiras em frente às fotos é levar a pessoa a refletir. Quem senta em uma delas está olhando para a foto de uma árvore. A cadeira “olha” para a árvore, de onde vem a madeira para sua fabricação. “A partir daí a gente começa essa discussão de uso e reuso de madeira, de como é vê-la na natureza e depois em um móvel. O espaço da galeria do Sesc é muito propenso para essa mostra”, disse Eliane.

As imagens foram feitas durante expedições que passaram pela BR 050, uma fazenda perto da cidade do Prata, Parque do Sabiá e Rio Negro, no Amazonas. “Enquanto artistas, quando saímos para fotografar saímos com um propósito. Não é simplesmente ‘estou aqui vou fotografar tal coisa’. As expedições nos levaram a lugares inspiradores e a partir daí procuramos sempre o melhor ângulo e melhor perspectiva para chamar a atenção das pessoas”, comentou Eliane.
 
SELEÇÃO
 
A montagem da mostra é algo que vem depois da seleção feita entre duas mil imagens. Sobre a foto que não tem uma cadeira à frente ela afirma que a intenção é provocar mesmo no espectador as reflexões. “Por que será que não tem uma cadeira ali? A imagem é de um incêndio que destruiu a árvore, e sem árvore não existe a cadeira. É bom para refletirmos também sobre o Cerrado. Hoje, aquela área atingida pelo fogo, já se recuperou, por uma característica do bioma. Mas se não fosse isso, não existiria mais árvores por ali”, explicou a artista.

A curadoria da exposição é de Léa Zumpano que também divide o texto com Marileusa de Oliveira Reducino.
 
SERVIÇO
O QUE: Exposição “Eu me vejo”
ARTISTA: Eliane Tinoco (fotos) e Antonio Tinoco (artesão) – Curadoria de Léa Zumpano e textos de Lé aZumpano e Marileusa de Oliveira Reducino
LOCAL: Galeria do Sesc (Rua Bejamin Constant, 844, Aparecida)
QUANDO: até 06 de março com visitação de segunda a sexta-feira das às 8h às 21h e aos sábados, domingos e feriados das 8h às 14h
ENTRADA FRANCA
INF.: 3304-1200
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90