Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
03/02/2019 às 07h00min - Atualizada em 01/02/2019 às 18h44min

Módulo II começa no próximo sábado

ÉDER SOARES
Apenas duas equipes conseguirão o acesso para à primeira divisão do Mineiro do ano que vem. | Foto: Divulgação
Começa no próximo sábado (9), o Campeonato Mineiro – Módulo II, que neste ano promete ser um dos mais equilibrados e disputados dos últimos anos. A competição seguirá os mesmos moldes do ano passado, com as 12 equipes jogando em turno único e os quatro primeiros se classificando para as semifinais, fase que será disputada em jogos de ida e volta. Os dois clubes que avançarem para a final, automaticamente, estarão classificados para a elite do futebol mineiro do ano que vem. Os dois últimos colocados da primeira fase serão rebaixados para a Terceira Divisão.
Além de “tiro curto”, pelas onze rodadas na primeira fase, a competição é sub-24, com cada equipe podendo inscrever e utilizar o máximo de sete jogadores acima desta faixa etária.

A reportagem do Diário de Uberlândia traz nesta edição um pouquinho de cada uma das equipes que estarão na disputa, e principalmente sobre Uberlândia Esporte Clube, CAP Uberlândia e Uberaba Sport, equipes que representam a região do Triângulo Mineiro na competição. 

Verdão

O Uberlândia Esporte Clube entra como um dos favoritos ao acesso para a elite do estadual de 2020. O Verdão, rebaixado no ano passado, entrará em campo sob forte pressão do torcedor alviverde. Para este desafio, a diretoria trouxe o experiente treinador Ademir Fonseca, de 55 anos, que tem inúmeros títulos e acessos no futebol brasileiro. O clube trouxe os meias, Rogerinho, de 34 anos, ex-Ponte Preta e Paysandu, e Carlos Magno, que já vestiu a camisa do UEC no Módulo II de 2011. Ficaram no elenco apenas dois remanescentes do ano passado, casos do zagueiro Rogério e o goleiro Roni Turola. São 12 atletas da equipe sub-20 campeã mineira do interior no ano passado, com destaque para o goleiro Vinicius, o zagueiro Zé Vitor, o volante Luiz Alexandre, e os atacantes Hugo e Leo. A comissão técnica basicamente é toda da cidade, como o preparador de goleiros Paulo Sérgio, e o auxiliar técnico Renan Augusto. O Verdão estreia contra o Coimbra, às 16h, na Arena do Calçado em Nova Serrana.

Time base: Roni Turola; Rafael Compri, Adriano, Rogério e Guilherme; Paulo Ricardo, Luiz Alexandre, Carlos Magno e Rogerinho; Jhulliam e Aslen. Técnico: Ademir Fonseca.

CAP Uberlândia

Fundado em 2011 pelo ex-jogador Gilson Batata, o CAP Uberlândia fará a sua quinta participação seguida no Módulo II do Mineiro. A equipe aposta em uma nova filosofia, com jogadores menos conhecidos, mas com objetivos de vencer na carreira. O experiente técnico Wantuil Rodrigues é um dos mais conhecidos do futebol mineiro e com boas campanhas. Em Minas comandou o Ipatinga, pelo qual conquistou o acesso para a elite estadual em 1999. No elenco, a peça mais conhecida no esquema de Wantuil é meia Evandro Teixeira, de 32 anos, que entre os vários clubes da carreira atuou por Fortaleza (CE), Cruzeiro, América Mineiro e Ipatinga.  O time estreia contra o América-TO, às 16h, no Estádio Parque do Sabiá.

Time base: Luis Miguel; Lucas Evangelista, Euler, Ricardo Lucena e Cleuber; Marquinho, Diego, Danielzinho e Evandro Teixeira; Evandro e Ítalo.

Uberaba

Há seis anos fora da 1ª divisão do futebol mineiro, o Uberaba Sport vem para o tudo ou nada nesta temporada. O Colorado teve altas e baixas durante a sua pré-temporada, perdendo peças importantes como o diretor de futebol Stefano Caetano, responsável pela montagem do elenco e que retornou para o Patrocinese. O experiente meia Ewerton Maradona, contratado para ser o maestro da equipe, transferiu-se para o Guarani de Divinópolis. O renomado atacante Rodrigo Tiuí está contundido e ainda não se sabe quando ele voltará.  Para o comando técnico, a diretoria do Zebu trouxe Leo Goiano, contratado por Stafano Caetano. Goiano tem bons resultados, principalmente por equipe do norte do Brasil. Na equipe colorada se destacam atletas como Leomir, que ano passado conseguiu acesso pelo Guarani de Divinópolis, além do atacante Thiago Silvy, com rodagem por inúmeros clubes do futebol mineiro, como América e Villa Nova. A estreia do Zebu será contra o Democrata-SL, ás 18h30, no Estádio Uberabão.

Time base: Luan; Júlio César, Luan Menegaz, Gabriel e Igor; Alan, Guilherme, Leomir e Felipe Caldeira; Adrianinho  e Thiago Silvy. Técnico Leo Goiano.

Coimbra

Primeiro adversário do Verdão na competição, o Coimbra é uma equipe considerada “cigana” do estado. Atualmente, o atual campeão da terceira divisão, manda seus jogos na Arena do Calçado, em Nova Serrana, mas já passou por cidades como Nova Lima e Uberlândia, por onde disputou a Terceirona de 2014. A equipe pertence ao Banco BMG e tem como meta revelar jogadores para a venda no mercado nacional e internacional. O treinador continua sendo Diogo Giacomini, que já passou pelas categorias de base do Atlético-MG. No elenco, o clube tem como destaque o experiente goleador Bruno Mineiro, de 35 anos, rodado por clubes de todo o Brasil e que foi o artilheiro no acesso da equipe, no ano passado, anotando 15 gols pela Terceira Divisão.

Time base: Glaycon; Breno César, Carssiano, João Paulo e Leo Bolgado; Bruno Rocha, Kauê, João Victor e Thalis; Diogo e Bruno Mineiro. Técnico: Diogo Giacomini.

Ipatinga

Campeão Mineiro da primeira divisão, em 2005, e que chegou a disputar até a Série A do Brasileirão, o Ipatinga tem como objetivo voltar ao topo do cenário estadual. Para isso, a diretoria do Tigre de Aço contratou o técnico Rogério Henrique, que nos últimos anos conquistou dois acessos com o Patrocinense, o primeiro da Terceirona para o Módulo II, e logo em seguida do Módulo II para a elite mineira.

No elenco, destaque para o zagueiro Mauro Viana, de 34 anos, com passagens pelo Uberlândia Esporte e URT. Outro conhecido é o meia Francismar, também de 34 anos, que foi revelado pelo Cruzeiro e passou por vários clubes do futebol brasileiro.

Time base: João Paulo; Ulisses, Mauro Viana, Léo Fernandes e Luan; Thiago, Biel, Guilherme Noé e Francismar; Aldair e Rafamar. Técnico: Rogério Henrique.

Democrata – GV

Equipe rebaixada ano passado, o Democrata de Governador Valadares quer dar a volta por cima e retornar para a elite mineiro no próximo ano. O técnico Cipriano Alexandre, que é da cidade, estava no Linhares (SP). Com a experiência de ter trabalhado também no futebol sul-americano, o técnico indicou a contratação de três jogadores equatorianos. Chegaram no Estádio Mamudão os meias Bryan Aldayr Mera, de 24 anos, e Víctor Valle, de 28, e o atacante Ginson Cangá Carabaí, de 25.

Time base: Victor Lube; Yan Gomes, Círio, Fagner e Andinho; Cristhian, Wallisson, Bryan Mera e Victor Valle; Jean e Cangá Carabalí. Técnico: Cipriano Alexandre

Nacional de Muriaé

A aposta do Nacional de Muriaé para conquistar o acesso a 1ª divisão em Minas está na parceria com o empresário e ex-zagueiro do Vasco da Gama e da Seleção Brasileira, Mauro Galvão. Com o futebol em suas mãos, Galvão indicou o treinador Duílio, que foi zagueiro do Fluminense na década de 1980. Com uma das equipes mais jovens da competição, o clube aposta na experiência do zagueiro Bruno Simões, de 30 anos, que estava no futebol português e que passou por várias equipes do futebol carioca, além do atacante Glaysson, de 36 anos, que estava no Rio Negro (AM).

Time base: Jorge Luiz; Igor Soares, Rodrigo Paulista, Bruno Simões e Jairo; João William, Ronald, Igor Salles e Caio Henrique; Glaysson e Felipe Camacho. Técnico: Duílio.

América de TO

O América de Teófilo Otoni aposta no técnico Bruno Barro, ex-lateral esquerdo da equipe e também do América Mineiro, para fazer uma boa campanha. A equipe do Vale do Mucuri tem como principal nome o meia Michel Cury, de 37 anos, que no ano passado vestiu a camisa do Uberlândia Esporte na Série D do Campeonato Brasileiro.

Time base: Doni; Iuri, Diogo Rosa, Douglas Alemão e Alysson; André Luís, Kélven, Denner e Michel Cury; Gueguel e Richar Tank. Técnico: Bruno Barros.

Democrata SL

Faltando uma semana para o início do Módulo II, o Democrata vive situação complicada na parte financeira. Com a falta de dinheiro, o então diretor Elzo, ex-volante da Seleção Brasileira na Copa de 1986, deixou o clube, assim como o treinador Edson Boaro. A equipe vem sendo comandada interinamente pelo auxiliar Thiago Mancha. Até o final desta edição, não se tinham informações mais detalhadas sobre o destino do Democrata Jacaré.

Athletic de São João Del Rei

Equipe com 109 anos de função, o Athletic de São João del Rei, retornou ano passado ao futebol profissional depois de 49 anos de inatividade. Logo no primeiro ano, sagrou-se vice-campeão da Terceirona Mineira, conseguindo o acesso ao Módulo II. Para esta temporada, o clube aposta na manutenção da base da última temporada. A diretoria manteve o jovem treinador Cícero Júnior, de 39 anos. Um dos principais nomes para o Módulo II será o atacante Rudimar, rodado por várias equipes do futebol mineiro, entre elas Uberaba e Tricordiano.

Serranense

Serranense é novo nome da equipe que, até o ano passado, era conhecida como Betinense. O clube migrou de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, para Nova Serrana, no oeste mineiro, cidade na qual também terá na disputa o Coimbra. O treinador da equipe o é mais o experiente Gerson Evaristo, que em 2014 levou o Mamoré de Patos de Minas para a elite do futebol mineiro. No final de semana, Evaristo recebeu uma proposta d Tupi de Juiz de Fora, que está na elite do estadual e que demitiu o técnico Ailton Ferraz. A diretoria do Serranense ainda não anunciou o nome do novo comandante. Um dos principais nomes da equipe é o atacante Kanú, de 35 anos, remanescente do ano passo e que já vestiu a camisa do Cruzeiro e Marítimo (Portugal), além inúmeras equipes do Oriente Médio.

Tricordiano

 Depois de uma briga com a prefeitura de Três Corações e ter disputado o Módulo II, ano passado, na cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, o Tricordiano acertou o seu retorno à cidade de origem e ao tradicional Estádio Elias Arbex. O clube terá como treinador Milagres, ex-goleiro do Flamengo e América. A principal contratação para a temporada seria o centroavante uruguaio Acosta, de 41 anos, que passou por clubes como Náutico (PE) e Corinthians (SP). Mas, descontente com o sistema de trabalho em Três Corações, o jogador deixou a equipe na última quinta-feira (31). Sendo assim, a esperança de gols do torcedor tricordiano fica por conta do meia Madison, de 33 anos, que passou pelas categorias de base do Fluminense (RJ).

Primeira rodada Módulo II (09/02)

15h      Athletic                       x          Democrata-GV
16h      Coimbra                     x          Uberlândia
16h      CAP Uberlândia          x          América-TO
16h      Ipatinga                      x          Nacional
18h30  Uberaba                     x          Democrata-SL
19h      Tricordiano                 x          Betinense
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90