Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/01/2019 às 08h20min - Atualizada em 16/01/2019 às 08h20min

Festival de Quadrinhos abre inscrições

Atividade gratuita oferece oportunidade para crianças, jovens e adultos que querem enveredar nesta arte

ADREANA OLIVEIRA
Exemplo de HQ Fotográfica produzida por alunos da Oficina de Quadrinhos do Sesc | Foto: Divulgação
No dia 30 de janeiro a Biblioteca Pública de Uberlândia será sede do Festival de Quadrinhos do Cerrado (FQC), evento realizado em uma parceria entre a Prefeitura e estúdio F7. Palestras, oficinas e concursos estão no pacote para pessoas a partir dos 10 anos. Marcelo Branco, coordenador do Festival de Quadrinhos do Cerrado junto com Jimmy Rus e Chico de Assis, recorda o início das atividades do F7, há 20 anos. Essa trajetória ganhou um documentário vencedor do Prêmio Triângulo de Jornalismo 2018 na categoria Documentário Audiovisual. “Não é nossa prática criar documentário, mas a experiência é interessante. É um registro importante e  um recomeço. O mundo digital tem coisas novas o tempo todo, precisamos estudar e nos reinventar para acompanhar o motor desta história incrível”, disse.

Branco já estava com a ideia do FQC formatada quando recebeu o convite da parceria com a Biblioteca Municipal, que abrigará a exposição de quadrinhos e as oficinas e cursos do festival. “Nesses 20 anos a democratização da publicação fez a diferença para o segmento”, segundo Branco e trouxe desafios como o de fazer um bom marketing digital e ser visto. “É preciso encontrar os parceiros certos”, disse.

As inscrições para as oficinas e palestras devem ser feitas antecipadamente na Biblioteca Municipal. É bom se apressar: são somente 25 vagas por atividade. Já aqueles que querem participar do Concurso FQC de Quadrinhos, o prazo termina no dia 23 de janeiro. Serão aceitos trabalhos em preto e branco ou colorido, de qualquer temática e não é preciso ser inédito.  Para histórias em quadrinhos, o formato sugerido, mas não obrigatório, é o A4, preferencialmente com até quatro páginas, no modo retrato; para tirinhas, o formato é livre.

Os selecionados, que serão conhecidos no dia 25, receberão certificado de participação do Festival nas categorias Infantil, Juvenil ou Adulto (profissional ou estudante). Não há premiação em dinheiro. Os três primeiros colocados em cada categoria receberão certificados de honra ao mérito e um Kit com revistas em quadrinhos, livros e DVDs e todos os selecionados terão seus trabalhos publicados do e-book FQC.

O evento terá ainda uma homenagem ao cartunista Valtênio Spíndola.

SERVIÇO
O QUE: Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos
QUANDO: 30 de janeiro
LOCAL: Na Biblioteca Municipal de Uberlândia (praça Cícero Macedo, s/n, Fundinho)
VAGAS: 25 por atividade
IDADE MÍNIMA: 7 anos
INSCRIÇÕES: abertas no local
INFORMAÇÕES:3236-9625 ou f7.com.br
ENVIO DE ARTE: [email protected]

PROGRAMAÇÃO 30/01
9h Oficina de Quadrinhos com Jimmy Rus
14h Palestra Stop Motion com Marcelo Branco
15h Oficina de Produção de Tirinhas com Marcelo Branco
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90