Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/12/2018 às 13h44min - Atualizada em 21/12/2018 às 13h44min

Lateral quer Verdinho forte na Taça São Paulo

Janini joga no Uberlândia Esporte desde os 13 anos e sonha em se tornar jogador profissional

Éder Soares
Janini é uma das promessas das categorias de base do UEC (Éder Soares)
O Uberlândia Esporte Clube aproveita os últimos dias para ajustar detalhes visando à disputa da Taça São Paulo, principal competição do futebol de base do Brasil.  Entre os 22 jogadores do Verdinho que vão para a disputa, está o lateral esquerdo Lucas Teixeira Janini, de 19 anos, mais conhecido como Janini. Um dos destaques da equipe no título de campeão mineiro do interior, o jogador foi peça fundamental no esquema do técnico Amaragil Neto e mais uma vez é uma das apostas da equipe alviverde para a realização de uma grande campanha na Copinha.
O Verdinho está no grupo 20, com sede na cidade de Porto Feliz (SP), e tem estreia marcada para o dia 3 de janeiro, às 13h45, contra o Desportivo Brasil, equipe da casa. Na mesma chave, o time enfrentará ainda o Remo (PA) e Visão Celeste de Parnamirim (RN).

Torcedor fanático do Verdão, o tímido e tranquilo Janini nasceu em Uberlândia e joga no alviverde esmeraldino desde os 13 anos.  O lateral não esconde a ansiedade para o início da competição. Ele quer levar o Verdinho, no mínimo, para a segunda fase da competição. “A expectativa é muito grande, pois é a oportunidade que todo o atleta da base sonha, que é disputar a Taça São Paulo. É uma vitrine para todos nós e que foi conquistada através da grande campanha que fizemos no Campeonato Mineiro. Vamos nos dedicar ao máximo para nos classificar para a segunda fase e depois ir o mais longe que pudermos”, disse Janini, que já vestiu a camisa do Desportivo Brasil, primeiro adversário do UEC na Copinha.

“Procuramos saber sobre os nossos adversários, acho que isso faz parte. Como eu já joguei no Desportivo Brasil, isso acaba ajudando um pouco. É preciso estudar quem a gente vai enfrentar, por isso ajudamos com o máximo de informações, não que isso fará a gente ganhar o jogo, mas como o futebol atualmente é muito equilibrado, pequenas coisas podem fazer a diferença”, afirmou.

A data de estreia do Uberlândia na Copinha coincide com o dia de apresentação do elenco profissional, 3 de janeiro. Mesmo assim, a expectativa é que o técnico Ademir Fonseca possa assistir algumas partidas do Verdinho na Taça São Paulo.  “A gente precisa trabalhar sempre no mais alto nível, pois se o profissional precisar estamos lá para compor o elenco e fazer o melhor. É muito bom saber que o treinador do profissional está observando a base. Isso nos motiva muito porque queremos mostrar que temos condições de servir ao profissional”, afirmou Janine. Ele disse ainda que para o futebol atual não existe essa de jogador jovem.

“No futebol atual, o jogador precisa estar pronto para jogar aos 17 anos, porque o futebol não tem essa de perdoar idade não. Se pintar chance é preciso agarrar e comigo não é diferente. Sou muito feliz por estar no Uberlândia, que é o time do meu coração, e por ter essa oportunidade”.
A família é o esteio para a sustentação do sonho de Janini de se tornar jogador profissional. O pai, César, é aposentado e a mãe, Sônia, é diarista. Os dois seguem o sonho juntamente com o filho, que não poupa elogio a eles. “Meus pais sempre me apoiaram desde pequeno. É um sonho que eu tenho e sempre, dentro das possibilidades, eles me ajudaram. Com certeza, eu teria esta oportunidade de me tornar atleta, se não fosse todo o apoio que tenho deles. Meu pai cobra bastante e até brinca dizendo que o meu primeiro contrato profissional será dele”, disse.

Preparação

Faltando menos de 15 dias para a estreia na Taça São Paulo, a equipe do Uberlândia segue realizando sequências de coletivos, jogos-treinos e amistosos. No último sábado (15), o time enfrentou a URT, que se prepara para o Campeonato Mineiro, no Estádio Zama Maciel, em Patos de Minas. Os donos da casa venceram por 3 a 0, com gols de Reis, Gladstone e Alisson. 
Nesta semana, o grupo trabalhou a parte física e fez trabalho técnico-tático com o treinador Amaragil Neto. No próximo sábado (29), está confirmado um amistoso, em Patrocínio, contra a Patrocinense, que está fazendo pré-temporada visando ao Módulo I do Campeonato Mineiro.

Mineiros na Taça São Paulo


GRUPO 3
Cruzeiro
Marília (AC)
Linense (SP)
Babaçu (MA)
 
GRUPO 10
América (MG)
Criciúma (SC)
Atlântico (BA)
São Carlos (SP)
 
GRUPO 20
Uberlândia (MG)
Desportivo Brasil (SP)
Remo (PA)
Visão Celeste (RN)
 
GRUPO 29
Atlético (MG)
Água Santa (SP)
Aquinadauense (MS)
Jacobina (BA)
 
 
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90