13/12/2018 às 08h22min - Atualizada em 13/12/2018 às 08h22min

Rafael Ilha é favorito para vencer “A Fazenda” hoje

LEONARDO VOLPATO | FOLHAPRESS
Termina hoje a 10ª temporada do reality show "A Fazenda" (Record), e, na finalíssima disputada por Rafael Ilha, Caique Aguiar e João Zoli, o ex-Polegar tende a se sagrar o novo campeão, como indicam enquetes espalhadas pela internet. Se isso de fato acontecer, Ilha fará o telespectador se lembrar da edição de 2009: à ocasião, foi Dado Dolabella, outro peão de estilo "bad boy", quem levou a melhor.

A atração fechará com saldo positivo. Segundo o canal, desde a estreia, em 18 de setembro, até a última semana, ela rendeu média de 10,1 pontos no Ibope (cada ponto equivale a 71,8 mil domicílios na Grande SP). É a melhor temporada desde 2012, que deu 10,9. O prêmio agora é de R$ 2 milhões.

Na avaliação de especialistas em TV, parte da atual audiência se deve à escolha do elenco. Para eles, ter na casa pessoas como Rafael Ilha, que cria situações tensas, gera interesse do público. "O reality show é uma representação de posturas populares e reúne personalidades das mais variadas. Os competidores que se destacam causam identificação na audiência, e o antagonista, o vilão, desperta o fascínio de muita gente. É ele quem tem a ousadia de dizer coisas sem filtro, algo que temos vontade de fazer", analisa o especialista em TV Dirceu Lemos.

Para ele, Ilha é o favorito por levar provocações diárias ao telespectador e por fugir à mesmice. "Ele é ex-ídolo adolescente, ex-dependente químico e já foi preso diversas vezes por diferentes infrações. Sua vida de altos e baixos, superações, fraquezas e ressurreições foi midiatizada e lembra muito as histórias de ficção. Ilha trafega entre o anti-herói e o antagonista. Suas falas o deixam sempre em evidência."

O especialista em TV Claudino Mayer disse que o público desse segmento não gosta de participantes passivos. "O povo prefere que esse 'herói' vá à luta para defender suas ideias e convicções, como se fosse cada um de nós."
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »