Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/12/2018 às 07h42min - Atualizada em 06/12/2018 às 07h42min

CCXP 2018 dá a largada nesta sexta-feira

Maior evento de cultura pop do mundo acontece em São Paulo até domingo

ADREANA OLIVEIRA
O desenhista John Romita Jr. (Superman) é uma das atrações | Foto: Divulgação
Para muitos aficionados da cultura pop começa hoje, em São Paulo, a 5ª edição da Comic Com Experience (CCXP 2018), que segue até domingo (10) na São Paulo Expo. Porém, ontem e terça-feira o espaço foi movimentado com a CCXP Ulock. Com viés corporativo, o evento foi aberto pelo CCO da Omelete Company, Otávio Juliato, que apresentou aos participantes alguns resultados da pesquisa Geek Power (veja mais no quadro ao lado), que analisa os hábitos de consumo desse público no Brasil. Foram ouvidas 12 mil pessoas e entre as surpresas para os desavisados estão dados como o que comprova que as mulheres já são maioria no universo geek (61%) e 49% dos entrevistados praticam esportes.

Realizado pela Omelete Company, Chiaroscuro Studios e PiziiToys, com um público de 227 mil pessoas em 20017 a CCXP consagrou-se como o maior evento de cultura pop do mundo. Neste ano o tema principal é a celebração dos 80 anos do Superman com atividades oficiais da DC Comics, que incluem painéis com artistas nacionais e internacionais com Tom Welling, que viveu o “Superboy” em “Smallville” entre 2001 e 2011. Estão na programação 515 ilustradores e quadrinistas de 15 países.

O uberlandense Renato Militani, 39 anos, analista de compras graduado em Letras está contando os dias para sua estreia na CCXP. Ele acompanha o evento de longe desde a primeira edição e finalmente conseguiu se programar para ir agora. “É a primeira vez que tenho condições financeiras de ir ao evento, não que o ingresso seja assim algo tão caro, mesmo porque só vou um dia, é que chegando lá tem muitas opções de compra e ir pra passar vontade não é legal não”, disse, em entrevista ao Diário de Uberlândia.

A expectativa é grande. Muitos dos artistas que ele admira estarão na feira, como o desenhista John Romita Jr. “Provavelmente ficarei umas duas horas na fila para poder apertar a mão dele”, brincou. Ele cita ainda os irmãos os irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá, John Cassaday, Lee Weeks, Joe Bennett, entre outros. “Minha expectativa é andar o dia inteiro, ver muita coisa bacana e lançamentos, apertar as mãos de artistas que admiro desde minha infância e claro, me divertir
com os cosplays”, comentou.

Ele se diz um “viciado” em quadrinhos desde os 10 anos de idade. “Meu carrinho no Amazon vive cheio. Eu formei em Letras e na época queria fazer meu mestrado sobre Will Eisner, o principal artista que impulsionou as chamadas Graphic Novels, sou fã número 1 dele, mas também compro tudo que sai do Jeff Lemire, Mark Millar, Brian K. Vaughan, Neil Gaiman e Mike Mignofa... a lista é extensa e a grana curta”, disse Renato que irá para a CCXP acompanhado por dois primos que moram no sul de Minas que já foram em outras edições.
 
PESQUISA GEEK POWER
62% Masculino
52% do público têm entre 18 a 29
41% pertencem às classes A e B
42% têm ensino superior
49% praticam esportes
87% usa a internet para se divertir
42% enquanto está acordado está on line
63% gastam mais de R$ 100/mês com entretenimento
84% do público geek consomem cultura pop todos dias
95% assistem mais de 3 filmes por mês
Bebidas que geeks/nerds consomem mais: água, suco, refrigerante
Redes sociais mais usadas
64% YouTube
58% Instagram
47% Facebook
70% consideram ficção científica é o gênero mais amado
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90