Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/12/2018 às 10h27min - Atualizada em 04/12/2018 às 10h27min

Ophu faz série de concertos de Natal

Espetáculo tem entrada franca e arrecada alimento para comunidades carentes de Uberlândia e Ituiutaba

DA REDAÇÃO
Foto: Divulgação
A Orquestra Philarmônica de Uberlândia (Ophu) começa hoje uma série de apresentações de seu “Concerto de Natal”. Até o dia 12 de dezembro estão programadas quatro performances, três em Uberlândia e uma em Ituiutaba. Com entrada franca, sugere-se a doação de 1kg de alimento não perecível para ajuda nos projetos assistenciais das comunidades assistidas por dois espaços onde o projeto será apresentado: Catedral de São José em Ituiutaba e Catedral Santa Teresinha, em Uberlândia.

Fundada em 2017, a Ophu é uma iniciativa do Instituto Sergei Diaghilev e seus produtores Flávio Freitas e Glauco Fernando Cruz e conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC). Segundo os produtores, essas apresentações cumprem o papel social da orquestra com a cidade que a abriga e a acolheu tão bem. Para esta série foram convidados a Banda Sinfônica de Uberlândia, o Coral da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o Coral Abrão Calil Neto (de Ituiutaba) e a solista Cyrene Paparotti.

Além disso, é a primeira formação sinfônica da orquestra, com metais e madeiras e também percussão, que apresentam as possibilidades musicais e artísticas de todos o grupo envolvido.Com um repertório predominante barroco, a orquestra visita grandes mestres da música mundial. Neste repertório, destacam-se obras de Bach, Vivaldi, Mozart e Händel. Destaque especial deve ser observado no “Gloria In Excelsis Deo”, da Missa XII de Mozart e também no “Medley de Natal”, especialmente composto para a orquestra por Marcelo Schimenes.

A direção é de Beatriz De Luca, bacharel em Música, com habilitação em Composição e Regência pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ela reside atualmente no Porto, Portugal. Freitas e Cruz são os produtores. A solista convidada, Cyrene Paparotti, começou a carreira como vencedora do concurso “Jovens Concertistas Brasileiros” em 1987 no Rio de Janeiro, quando aluna da Faculdade Santa Marcelina (SP), na classe de Neyde Thomas. Prosseguiu seus estudos na França com Mady Mesplé e nos Estados Unidos com Anna Mofo e Bissy Roman.

Apresentou-se como recitalista nas principais salas do Brasil, como nos teatros municipais de Rio de Janeiro e de São Paulo, Sala Cecília Meirelles (RJ), Palácio das Artes (BH), Carnegie Hall e Merkin Hall (NY) e em toda a Itália desde Milão e Veneza a Nápoles e Bari. Em Paris foi corista do teatro Municipal Châtelet, apresentando-se muitas vezes como recitalista na Sala Villa-Lobos. Em 2015 foi a diretora musical do espetáculo multicultural “1823 A ópera da liberdade”, na qual interpretou o papel da heroína Joana.

SERVIÇO
O QUE: Concerto de Natal
QUEM: Orquestra Philarmônica de Uberlândia (Ophu)
INGRESSO: 1kg de alimento não perecível
CLASSIFICAÇÃO: livre
DURAÇÃO: 60 minutos

LOCAIS E DATAS
Hoje (4), 16h: Prefeitura Municipal de Uberlândia – Bloco I
Segunda (10), 20h: Catedral de São José (Ituiutaba)
Terça (11), 20h: Espaço de Convivência do Campus Santa Mônica da UFU
Quarta (12), 20h: Catedral de Santa Teresinha (Uberlândia)
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90