Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/10/2018 às 07h02min - Atualizada em 27/10/2018 às 07h02min

Dia Internacional da Animação tem programação em Uberlândia

Data será celebrada neste sábado (27) no Museu Universitário de Arte (MUnA); a entrada é franca

DA REDAÇÃO
“Millie” está na Mostra Nacional | Foto: Divulgação
Neste ano o “Dia Internacional da Animação” (DIA) completa 15 anos de sua primeira realização no Brasil. Tradicionalmente comemorado no dia 28, por causa do segundo turno das eleições, em 2018 a data será celebrada neste sábado (27), em Uberlândia, que tem sua 12ª edição do evento. Ao todo, mais de 200 cidades brasileiras exibirão os filmes da mostra.

As apresentações serão no Museu Universitário de Arte (MUnA) e têm entrada franca. A Mostra Nacional começa às 19h e a Internacional às 20h. Às 18h30, na abertura, haverá o lançamento do documentário “F7 20 Anos” (26 min, classificação livre), dirigido por Macelo Branco, um dos coordenadores do DIA em Uberlândia.

A Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), realiza o Dia Internacional da Animação (DIA), desde 2004. É considerado o maior evento de exibição simultânea do país.

A comemoração também acontece em dezenas de países como Estados Unidos, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, celebrando a data em que ocorreu a primeira exibição de imagens animadas no mundo.

O evento gera a integração cultural, mobiliza diversas comunidades e facilita a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das grandes características do DIA é a exibição de filmes não só nos grandes centros, como também em muitas cidades do interior do Brasil que não têm salas de cinema. 

Entre os destaques da Mostra Nacional está o filme “Millie” (2016, 5´11”, 2D Digital e 3D Digital), dirigido por Israel Dilean. Nele, um monstro nascido da briga de um casal entra no quarto da filha deles para atacá-la mas seu urso de pelúcia faz o que pode para protegê-la.

Israel Dilean é animador, ilustrador e artista de storyboard. Formado em Cinema de Animação e Artes digitais pela UFMG está se especializando em desenvolvimento de visual. “Millie” é seu primeiro filme.

SERVIÇO
O QUE: Dia Internacional da Animação
QUANDO: sábado (27), a partir das 18h30
LOCAL: MUnA (Praça Cícero Macedo, 309, Fundinho – entrada para o evento pela rua 15 de novembro)
ENTRADA FRANCA
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos 
INFORMAÇÕES: 3231-9121

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90