Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/10/2018 às 08h52min - Atualizada em 11/10/2018 às 08h52min

Uberlândia recebe 10ª edição do Copene

DA REDAÇÃO
Osiris Larkin virá para produzir documentário | Foto: Divulgação
Começa no sábado e vai até 11 de novembro, em Uberlândia, o 10º Congresso Brasileiro de Pesquisadores (as) Negros (as) (Copene), que reunirá artistas, escritores, professores, pesquisadores e pessoas interessadas no tema das relações étnico-raciais e da história e cultura afro-brasileira e diaspórica. A promoção é do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro), uma associação sem fins lucrativos com sede no Rio de Janeiro que exerce sua ação em quatro áreas: ensino, pesquisa, cultura e documentação.

O objetivo é divulgar, circular e promover a produção científica de estudiosos das temáticas vinculadas à população negra, criando um espaço de diálogo entre os povos africanos e da Diáspora. Haverá debates e reflexões acerca da produção de conhecimento por intelectuais afrodescendentes nos diferentes campos e áreas do conhecimento científico e do saber, no contexto do enfrentamento às diversas formas de racismo, com ênfase no problema da segregação dos negros nos espaços sociais e na produção acadêmica.

Além de produzir uma série de eventos próprios dentro da programação do 10º Copene, o Ipeafro realiza vídeo institucional em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, organizadora do 10º Copene, com registro em vídeo das atividades do Congresso. A direção será de Osiris Larkin, ex-diretor do canal Parafernalha no YouTube com 10 milhões de inscritos. Radicado em Los Angeles, onde continua seu trabalho com cinema, ele vem ao Brasil especialmente para realizar esse documentário.

Na programação, de 13 a 12/11 tem a exposição “Abdias Nascimento: a arte de um guerreiro” no Hall da Reitoria da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Santa Mônica. Palestras e outras atividades acontecem no auditório do bloco 3Q, também no Campus Santa Mônica. Confira a programação completa no nosso site: diariodeuberlandia.com.br.
 
PROGRAMAÇÃO
Visitação

Dias 11 a 17/10, das 8h às 22h
Dias 18/10 a 12/11, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h
Dia 13/10/2018 (sábado)
Local: Auditório 3Q – Campus Santa Mônica da UFU
Palestra: "Abdias Nascimento: a Arte de um Guerreiro"
Palestrante: Elisa Larkin Nascimento, Ph.D., IPEAFRO
Exposição de livros
Dia 13/10/2018 (sábado) (cont.)
Abertura oficial da exposição “Abdias Nascimento: a Arte de um Guerreiro”
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90