Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/09/2018 às 08h08min - Atualizada em 28/09/2018 às 08h08min

App permite fiscalizar devastação do Cerrado

FOLHAPRESS
Cerrado ocupa 24% do território nacional, mas já perdeu 46% de área | Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) pôs no ar ontem uma ferramenta digital que permite a qualquer pessoa fiscalizar em tempo quase real a devastação do cerrado. Segundo maior bioma do país (24% do território), a savana brasileira já teve 46% da vegetação natural destruída, contra 20% da Amazônia.

Ainda em versão beta, o Deter Cerrado indica que, de 1º de agosto de 2017 a 31 de julho de 2018, houve perda de novos 4.718 km² (mais que o triplo da área do município de São Paulo). Desde então, outros 1.032 km² foram derrubados.
No período anterior, 2016/2017, a cifra oficial de devastação do cerrado, apurada por sistema de monitoramento mais preciso (Prodes), ficou em 7.408 km². As duas quantidades não podem ser diretamente comparadas porque usam imagens de resolução e periodicidade diversas.

O lançamento do Deter Cerrado ocorreu em Brasília em um seminário que apresentou o sistema para duas centenas de técnicos em geoprocessamento e autoridades ambientais dos estados que têm áreas de savana. O Deter Cerrado está disponível para o público em terrabrasilis.dpi.inpe.br. Assim como o programa de mesmo nome usado na Amazônia, sua função é produzir alertas diários de desmatamento para o Ibama verificar se a derrubada é legal e, se for o caso, autuar os infratores.

Os fiscais têm cinco dias para agir em campo, guiados pelos alertas do Deter. Depois disso, a informação fica disponível para o público na página do Terra Brasilis (se fosse divulgada antes, poderia alertar os desmatadores ilegais). "Desde maio os polígonos vão para os órgãos de fiscalização", conta Cláudio Almeida, que coordena o trabalho. "Hoje ficam disponíveis também para o púbico, e a sociedade passa a consumir os dados." A cada dia, no caso do Deter, técnicos da área de Observação da Terra do Inpe se debruçam sobre quadrados de 20 km x 20 km e comparam imagens de satélite novas com "máscaras" que mostram onde a vegetação natural já havia sido suprimida em períodos anteriores. Cada cena examinada permite escrutinar pixels de 60 m X 60 m. Quando o Prodes foi desenvolvido para monitorar a Amazônia, a resolução era bem pior, de 250 m X 250 m.

Técnicos do Inpe interpretam tudo que aparece nas imagens e apontam áreas suspeitas de supressão com no mínimo três hectares (mais ou menos quatro campos de futebol). Nesse trabalho, podem lançar mão de imagens de outros satélites, com resolução de 5 m X 5 m ou 3 m X 3 m, que permitem enxergar até bebedouros de gado no pasto.

Os 20 maiores polígonos com perda de vegetação assim detectados são sempre auditados por supervisores e, em caso de dúvidas, devolvidos para reinterpretação. Outros 10% são auditados por amostragem. Desde maio passado, quando os alertas começaram a ser enviados ao órgão federal de fiscalização, 16.158 polígonos de derrubada foram identificados. As verificações revelaram que o índice de acerto está em 91%. No último dia 1º, ao visitar uma grande derrubada no município de Ponte Alta de Tocantins, investigadores do Inpe encontraram no polígono selecionado não só a vegetação suprimida ainda empilhada em leiras como havia tratores já preparando o solo para plantio.

No cerrado está a maior frente de expansão da agropecuária, para produzir soja, milho, algodão e carne, principalmente. A conversão de áreas naturais começou pelo sul do bioma e avança para o norte, chegando ao Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). O cerrado é uma formação complexa, que abrange desde áreas florestadas, os cerradões, até áreas campestres, como os campos limpos. Nas imagens de satélite, precisam ser separadas do que é pasto, terra nua e áreas cultivadas.

Com cerca de 2 milhões de km², a savana brasileira tem cerca da metade da área de floresta amazônica e o dobro da de mata atlântica. É uma região decisiva para manutenção dos recursos hídricos do país e para sua política de combate à mudança climática.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90