Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
12/09/2018 às 08h18min - Atualizada em 12/09/2018 às 08h18min

Quadrinhos são um negócio sério

Itaú Cultural realiza série de eventos com artistas da área e palestras em sua sede a partir da próxima sexta-feira

DA REDAÇÃO
histórias de vida. Clara Gomes, ganhadora do HQ Mix e criadora da série “Bichinhos de Jardim”, participa da Banca | Foto: Divulgação
Acontece neste mês, no Itaú Cultural, em São Paulo, a terceira edição da Banca de Quadrinistas, uma feira que reúne cerca 50 expositores e acontece nos dias 15 e 16 e 22 e 23 (sábados e domingos), das 13h30 às 19h30, na sede da instituição na Avenida Paulista. Em paralelo, ocorre também a série de palestras Caminhos da HQ, nas sextas-feiras 14 e 21 (sexta-feira), sempre às 19h. Toda a programação tem entrada franca.

A Banca dá oportunidade aos artistas de apresentar suas HQs, em contato direto com o público. Foram selecionados 40 expositores e mais 10 convidados, que se dividem durante os quatro dias desta programação para expor e vender os seus trabalhos. Nos dias 15 e 16, os convidados pelo Núcleo de Audiovisual e Literatura do instituto são Mario Cau, autor de títulos como “Pieces” e “Morphine” e ganhador do prêmio Jabuti, e Marcelo Saravá, criador de “Aos Cuidados de Rafaela”, “Quarta-feira de Cinzas”, “Revistinha” e “1000 Palavras”.

Tratando de temas ligados ao corpo e à sexualidade, ainda nestes dias, outras convidadas são Lovelove6, realizadora da série “Garota Siririca”, e Laura Athayde, autora de HQs independentes, que atualmente desenvolve o projeto “Aconteceu Comigo – Histórias reais de mulheres”, selecionado pelo edital Rumos Itaú Cultural 2017-2018. Também participa Lino Alves Arruda, organizador da distro “Fracassando: Edições Precárias”, um projeto autônomo de produção, arquivamento, tradução e distribuição de zines sudacas com foco em autorias lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais.

No final de semana seguinte, dias 22 e 23, marcam presença a vencedora na categoria Novo Talento do prêmio HQ Mix, Mika Takahashi, a criadora da série “Bichinhos de Jardim” e ganhadora do HQ Mix, Clara Gomes, e a ilustradora e autora do livro “Mensageira da Sorte”, Fernanda Nia. Participam da banca, ainda, Sirlene Barbosa e João Pinheiro, criadores da HQ Carolina, que conta a vida da escritora Maria Carolina de Jesus (1914-1977), autora de “Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada” (1950), livro autobiográfico que narra a vida na periferia de São Paulo, traduzido para 13 idiomas. A programação conta também com presença do jornalista, editor do blog “Vitralizado” e autor do projeto “Série Posta.

O Caminhos da HQ tem seu primeiro encontro no dia 14, sexta-feira, e recebe Mario Cau, na Sala Vermelha do instituto. Ele compartilha com o público um pouco da linguagem dos quadrinhos, que possibilita a cada artista recursos e leituras das mais diversas. Dia 21, mesmo horário, Sirlene e Pinheiro falam sobre a importância dos quadrinhos para contar histórias de vida.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90