Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/08/2018 às 12h58min - Atualizada em 27/08/2018 às 12h58min

A alegria que dispensa as palavras

“Um dia de Pic e Nic” já tem uma trajetória de mais de 25 anos e será encenada amanhã (28) no Teatro Municipal

ADREANA OLIVEIRA
As aventuras dos palhaços Pic e Nic serão levadas ao palco do Teatro Municipal de Uberlândia nesta noite, dentro do projeto Boca de Cena | Foto: Divulgação
Você já reparou como muita gente tem “o dom” de complicar situações muito simples? Os palhaços Pic e Nic também, e eles são mestres em se envolver em muitas aventuras que acabam resultando em muitos risos para a plateia. O espetáculo teatral infantil “Um dia de Pic e Nic”, da Cia Picnic de Teatro, será apresentado amanhã (28), dentro do projeto Boca de Cena, no Teatro Municipal de Uberlândia.

As crianças verão a dupla na praia, no campo e na cidade envolvidos em situações engraçadas e para contá-las os atores Edu Silva e Tércio Emo não usam uma palavra! O espetáculo é tudo feito em mímica. “Essa foi a primeira peça montada pela companhia, em 1992. A princípio não era para o público infantil. Foi transformada em uma por conta dos feedbacks que recebemos após as apresentações”, conta Edu, também o diretor da peça.
A atração de 70 minutos tem classificação livre, recomenda-se para crianças a partir dos 5 anos, porém, crianças menores também podem apreciar o espetáculo.

Edu está morando em Uberlândia há dois anos e recorda que “Um dia de Pic e Nic” chegou a ser apresentado mas em um espaço pequeno no Festival de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), dessa vez, ele espera casa cheia no Municipal.

“Quando concebemos este espetáculo tínhamos saído de experiências e cursos de teatro com técnicas como a mímica e não teve como não fazer: mímica e palhaços casou muito bem. Conforme fomos ensaiando a linguagem do palhaço fomos aprimorando o trabalho. Colocamos muitas músicas para pontuar as ações, onomatopeias e vários sons para deixar a peça mais viva”, explica o ator e diretor.

Para fazer teatro infantil, segundo Edu, pesquisa é fundamental. Eles também apresentam as peças primeiramente para as crianças mais próximas. Com o sucesso das peças infantis da Picnic, Edu tem sido convidado para dirigir trabalhos de outras companhias também. “Tenho duas filhas, uma de 22 e uma de 13 anos que cresceram vendo os meus trabalhos, é um bom ponto de referência”, afirmou.

A plateia é das mais sinceras, se não gosta começa a correr, fica desinteressada, fala alto, quer ir embora, por isso, explica Edu, é tão importante estar com a atenção voltada para eles, não se trata somente de se preocupar com o que é apresentado, mas muito mais de como ele é recebido. “O público é o ingrediente mais importante de um espetáculo”, comentou.

Outro ponto primordial da peça é tratar de temáticas que a maioria tenta afastar do mundo infantil, como perdas, tristeza, morte. “Muita gente acha que a criança tem que estar envolvida nesse território alegre, sem problemas, sem raiva, sem orgulho, mas o mundo não é assim”, conta Edu, que tem 33 anos dedicados ao teatro.
 
A COMPANHIA
A companhia surgiu no ABC Paulista e só com “Um dia de Pic e Nic” já fez cerca de 1,5 mil apresentações e até hoje tem agradado público e crítica especializada. Outras produções da Cia Picnic são “Avoar”, que já conquistou prêmios como o Mambembe, “Estação Pic Pan Pum”, “Do outro lado do morro existe um sonho”, “Conto de encontro”, “Nosotros”, “Canastra musical”, “Procura-se uma rosa”, “Bolinhas de sabão” e “À moda da casa”.
 
SERVIÇO
O QUE: Projeto Boca de Cena
ESPETÁCULO: “Um dia de Pic e Nic”
QUANDO: amanhã (28), às 20h
ONDE: Teatro Municipal de Uberlândia (Av. Rondon Pacheco, 7.070. Tibery)
INGRESSOS: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
CLASSIFICAÇÃO: Livre
INFORMAÇÕES: 3235-1568

FICHA TÉCNICA
“Um dia de Pic e Nic”
Autores: Chiquinho Cabrera e Edu Silva
Gênero: Infantil com palhaços
Direção: Edu Silva
Elenco: Edu Silva e Tércio Emo
Duração: 70 minutos
Produção: Ciapicnic de teatro
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90