Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/08/2018 às 09h09min - Atualizada em 07/08/2018 às 09h09min

Uberlândia tem autores na Bienal de São Paulo

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Lionizia, radicada em Uberlândia, participa pela terceira vez da Bienal do Livro de SP | Foto: Divulgação
A Bienal do Livro de São Paulo, que acontece até o dia 14 de agosto no Anhembi, na capital paulista, terá representantes de Uberlândia. Pela terceira vez, Lionizia Goyá -  natural de Caçu (GO) radicada há muitos anos na cidade - participará do evento. No próximo dia 10, ela vai lançar o conto poético infantil, escrito em poesia livre, “Bruna Una Luna” (Scortecci Editora, 32 páginas).

A história acontece em um recanto sagrado, espaço abençoado, o rico Cerrado. Em noites de lua cheia à meia-noite e meia, Bruna sempre a esperar e no local combinado como acertado a Lua aparece. Luna amiga de Bruna, à noite a vaguear, explica a menina morena os encantos do pomar. Frutas e flores com várias tons e sabores são ofertados. Uma riqueza de cores. Embutido de sabores. Apreciemos os licores. De seus frutos e flores. Um verdadeiro Arco-Íris Terrestre é apresentado aos leitores.

Lionízia, que também é artista plástica, também ilustra o livro. “Participar da Bienal em São Paulo é sempre uma experiência muito rica. Dessa vez ainda levo a personagem Karugua Nadi (Arco-Íris mãe em tupi) que faz a contação de história”, disse em entrevista ao jornal Diário de Uberlândia.
Também no segmento infanto-juvenil, Fernanda de Oliveira, ou Fê Liz, escritora, book tuber e curadora literária, de Uberlândia, estará em palestra conjunta com o jovem escritor João Paulo Guerra Barrera. Eles se apresentam juntos com a palestra “Sonhando Alto”, que acontece na arena cultural, no dia 9 de agosto.

João, de apenas 8 anos, e Fernanda contarão uma estória juntos, na qual os personagens criados pelos dois autores vão se encontrar, num crossover de aventura espacial. Após a apresentação, os dois também interagem com o público, respondendo perguntas. Ele tem dois livros publicados e detém o título de escritor bilíngue mais novo do mundo, com os livros "No mundo da Lua e dos planetas – In the world of the Moon and the planets" (2016) e “Morando no espaço - Living in Space" (2018).

Fernanda também é autora de vários livros, entre eles a coleção de livros/CDs "Zoic". Composta por três livros, a coleção conta a história de Zoic, um extraterrestre, que faz amizade com algumas crianças da Terra e ensina lições preciosas de sustentabilidade.

Outra que marca presença é Lucimar Bello Franje. Pesquisadora, artista plástica e ex-professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), residente em São Paulo, ela leva para a Bienal, também no dia 9, “Caracol é uma casa que se anda” (Ed. Labrador).
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90