Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/06/2018 às 08h45min - Atualizada em 20/06/2018 às 08h45min

Curso de Dança abre suas portas

DA REDAÇÃO
                                                                                          Divulgação

Começa na segunda-feira (25) e segue até sexta (29) o “Sala Aberta – Compartilhamento de Processos”, evento em que alunos, professores e técnicos do Curso de Dança da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) apresentam seus processos e pesquisas artísticas e acadêmicas para a comunidade externa. As atividades acontecem no Campus Santa Mônica.

Segundo Fernando Borges Barcellos, professor e artista de cena, essa é uma oportunidade de convidar o público a assistir e participar do que o curso tem feito. “O principal objetivo é criar um diálogo entre o Curso de Dança e a comunidade em geral, contribuindo para o desenvolvimento da cultura e da arte na universidade e na cidade de Uberlândia”, afirmou.

Barcellos diz ainda que é uma oportunidade para a comunidade do curso – alunos, professores e técnicos –  conhecerem o que tem sido produzido e explorado internamente. A partir disso, é possível estabelecer e ampliar parcerias, colaborações e orientações, bem como desenvolver o olhar crítico e a experiência de se apresentar.

Nesta edição, propõe-se ampliar a relação entre artistas da dança que estão dentro e fora da universidade, que atuam em Uberlândia e região. Entre os convidados estão Tuca Pinheiro e Bruno Levorin que, através de seus modos de ver e fazer dança, dialogarão com o público presente.

Como parte da programação, além de apresentações de alunos e professores do Curso de Dança da UFU, haverá uma roda de conversa com ex-alunas do curso para discutir perspectivas profissionais do artista após a graduação. Serão realizadas duas oficinas com os convidados Tuca Pinheiro e Bruno Levorin. Haverá ainda um bate-papo sobre o cenário artístico da dança em Uberlândia com Fernanda Bevilaqua, e os professores Daniella Aguiar e Ricardo Alvarenga.
A comissão organizadora do “Sala Aberta” é formada pelos professores Daniella Aguiar e Fernando Barcellos e pelos alunos Bruno Silva, William Oliveira e Luciana de Almeida Nóbrega.
 
CONVIDADOS
 
Tuca Pinheiro é bailarino, professor e coreógrafo com formação clássica e contemporânea, que desenvolve  estudos no Brasil e no exterior junto a professores com linguagens e técnicas diferentes, mas voltado à pesquisa da investigação e da improvisação como ponto de partida para a criação e composição coreográfica.

Bruno Levorin é filósofo de formação e tem como objetivo fazer o maior número de perguntas possíveis a tudo que se manifesta.  Diretor do campo de pesquisa Dizer Fazer, é residente desde 2012 e a partir de 2016 membro do núcleo operacional da residência artística Lote, iniciativa do coreógrafo Cristian Duarte (São Paulo).  
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90