Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/06/2018 às 11h26min - Atualizada em 13/06/2018 às 11h26min

​Espanha demite técnico a 2 dias da estreia

O ex-zagueiro Fernando Hierro é anunciado como o substituto

DIVULGAÇÃO
 A dois dias da estreia na Copa do Mundo, a federação espanhola demitiu o técnico Julen Lopetegui nesta quarta-feira (13). O ex-zagueiro Fernando Hierro, 50, foi anunciado como o substituto pelo presidente da entidade, Luis Rubiales. A Espanha enfrenta Portugal nesta sexta-feira (15), em Sochi.
O presidente da entidade espanhola decidiu demitir Lopetegui após ele ser anunciado como novo treinador do Real Madrid. Os jogadores mais veteranos da seleção tentaram demover o cartola da medida. O técnico tinha contrato com a seleção até o final da Eurocopa de 2020.
Sergio Ramos, Anders Iniesta, David Silva, Gerard Piqué, Sergio Busquets e Pepe Reina conversaram com o dirigente e solicitaram que ele deixasse o orgulho de lado e não fizesse uma mudança tão importante na comissão técnica.
O dirigente alega que Lopetegui aceitou a proposta do clube de Madri sem avisar a federação.
"A negociação é legítima, mas a forma é importante. A federação não sabia de nada e temos de passar uma mensagem para todos os funcionários", disse Rubiales.
Apesar de dizer que não se sentia traído pelo treinador e ter evitado críticas o Real Madrid, a reação do presidente mostrou o tamanho da irritação com o anúncio sem o conhecimento dos cartolas.
"O que a seleção conseguir daqui por diante será também por causa de Lopetegui, mas a seleção é de todos os espanhóis", completou.
"[A demissão] É algo que seguramente vai se falar muto na Espanha. É difícil falar sem saber o que aconteceu, mas estou seguro que Luis Rubiales e sua equipe avaliaram todas situações. Conhecemos Lopetegui. Desejo muita sorte com o Real Madrid e sorte na Espanha, mas não é uma situação ideal", disse o presidente da Fifa Gianni Infantino.
Hierro já estava com a delegação em Krasnodar, onde acontecem os treinos, porque ocupa o cargo de secretário de seleções. Ele era, ao lado do treinador da equipe sub-20, Albert Celades, o principal candidato para assumir o cargo.
Zagueiro histórico do futebol do país e ex-capitão do próprio Real Madrid, Hierro fez 89 partidas pela Espanha e jogou os Mundiais de 1990, 1994, 1998 e 2002.
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90