Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/05/2018 às 17h46min - Atualizada em 28/05/2018 às 17h46min

Novo golpe no WhatsApp usa camisa da seleção como isca

RAPHAEL HERNANDES | FOLHAPRESS
  
Com a promessa de uma camisa grátis da seleção brasileira, o site ru-promos.site/camisas tem espalhado vírus entre usuários de WhatsApp. Se você recebeu algo assim, não clique nem compartilhe.

A suposta promoção é simples: bastaria acessar a página e compartilhar seu link com pelo menos 30 amigos no aplicativo mensageiro para ganhar a camisa oficial.

Na prática, no entanto, ao clicar em "compartilhar no WhatsApp", o site malicioso se espalha entre os contatos da pessoa por meio de mensagem e, posteriormente, pode chegar a instalar um vírus no celular de quem interagiu com o botão.

A reportagem encontrou pelo menos uma variação desse link, o marketplaceru.site/-camisa, que redireciona para esse mesmo endereço malicioso.

Segundo alerta emitido pela Kaspersky Lab, empresa de cibersegurança, a vítima pode chegar a esses links de três formas: por mensagens compartilhadas por algum amigo que caiu no golpe, por notificações maliciosas no próprio navegador de internet ou por grupos no aplicativo. 

O site é hospedado justamente na Rússia, sede da Copa do Mundo que começa no próximo dia 14.

COMPORTAMENTOS DIFERENTES

O sistema funciona de maneiras diferentes no Android e no iOS, de acordo com o alerta da Kaspersky Lab.

No sistema do Google, é exibida uma página falsa dizendo que o celular está infectado por vírus e que, por isso, seria necessário baixar e instalar um aplicativo.

Ao concordar com a instalação, o usuário baixa um programa malicioso do tipo adware, que exibe propagandas agressivas e pode coletar dados sobre a pessoa.

No iOS, que funciona em aparelhos da Apple, após ser redirecionado para diferentes sites, o usuário recebe supostas ofertas para instalar aplicativos legítimos, mas que dão dinheiro ao criminoso a cada instalação.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90