Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/05/2018 às 18h16min - Atualizada em 23/05/2018 às 18h16min

Lições de São Francisco de Assis são tema de espetáculo

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Grupo Artpalco (TO), formado em Uberlândia em 2001, volta à cidade com nova peça | Foto: Vinícius Cantuares e Pablo Xuxa/Divulgação
 
O grupo Artpalco deu seus primeiros passos em Uberlândia. O ano era 2001. Mas o destino os levou para bem longe das Geraes. E com o mesmo empenho das primeiras produções na cidade natal eles tomaram Araguaína (TO) como segundo lar, em 2013. Nesta quinta (24) é dia da trupe matar as saudades da terrinha com seu mais recente espetáculo, “Outra história de Francisco”, que será encenada na sede do Grupontapé de Teatro.
 
Essa é a terceira turnê da peça. As outras duas foram no Nordeste. Responsável por texto, direção, iluminação e maquiagem, o pernambucano Luiz Navarro é um fã de São Francisco de Assis e por meio do espetáculo presta sua homenagem ao santo. “Gosto do teatro que leva às pessoas temas que contribuem de alguma forma para reflexão do dia a dia. São Francisco de Assis é um dos maiores exemplos do quanto o ser humano pode mudar, se tornar melhor”, reflete ele sobre o personagem que depois de uma vida abastada e mundana se entregou à caridade.
 
São Francisco de Assis também é considerado o santo patrono dos animais e do meio ambiente. A peça traz uma versão bem-humorada da história de São Francisco de Assis ainda criança, que junto com seus amigos recebe a missão de proteger os animais. O espetáculo faz uma viagem pelo universo da cultura popular, levando para a cena personagens como Bumba meu boi, Ema, Homem da Cobra, entre outros. O projeto tem foco social, reservando parte da lotação para crianças carentes de ONGs e outros projetos sociais que nunca foram ao teatro.
 
“Apesar de ser uma peça dirigida para o público infantil temos recebido um feedback positivo dos adultos também. A plateia tem se emocionado muito porque fala de amor, do amor que transforma”, conta o diretor que está em seu quinto trabalho com o Artpalco.
 
Segundo Navarro, a companhia está ansiosa para mais um retorno à cidade natal. “Mesmo não tendo nascido ai eu também adoro a cidade. É um lugar acolhedor, hospitaleiro e moderno.
 
No elenco de “Outra história de Francisco” estão os atores Eilson J. Ramos, George Henrique, Iramar Cardoso, Paulo Egídio e Tatiane Breve e os músicos Nice Albano e Zé Caetano. A direção musical e trilha sonora são de Nice Albano e Zé Caetano, coreografias de Janep Coelho, cenografia de Thiago Araújo, figurinos de Síntia Alves, fotografia de Vinícius Cantuares e Pablo Xuxa. O design gráfico é de Will Belchior, produção executiva de Cinthia Abreu e coordenação Geral de George Henrique.

SERVIÇO

O QUE: Espetáculo “Outra História de Francisco”
QUEM: Grupo Artpalco (MG/TO)
QUANDO: quinta-feira (24), às 19h
ONDE: Escola Livre do Grupontapé de Teatro (R. Tupaciguara, 471, Aparecida)
INGRESSOS: R$ (20) e R$ 10 (meia-entrada)
INFORMAÇÕES: 3213-1325
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90