Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/04/2018 às 15h31min - Atualizada em 24/04/2018 às 15h31min

'O Pequeno Príncipe' inspira artista uberlandense

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Ropre leu “O Pequeno Príncipe” na infância e se conectou com a história de Saint-Exupery | Foto: Divulgação

A artista plástica uberlandense Alessandra Cunha, mais conhecida como Ropre, está com mais uma exposição individual, dessa vez no Espaço Cultural do Mercado Municipal. Até a próxima sexta-feira (24) os visitantes do local poderão ver as telas de “Aqui está o carneiro” que, segundo sua criadora, tem o objetivo de incentivar o público à leitura, aguçando a curiosidade acerca da história de um livro citado em forma de imagens, em algumas pinturas.

O livro em questão é o clássico “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint – Exupery. Para entrar no universo do francês, Ropre criou cenários que permeiam sua mente desde a primeira vez que leu este livro, ainda na infância.

“Além disso, uso símbolos e fragmentos da história, em uma tentativa de estabelecer uma ponte entre o visitante da galeria, que é convidado a embarcar em uma viagem em sua própria imaginação”, afirma a artista.

O título da exposição refere-se ao fragmento do livro quando a criança/príncipe pede para o piloto do avião caído que lhe desenhe um carneiro. Depois de muitos desenhos que não satisfizeram o garoto, o piloto desenha uma caixa com furos que agrada a criança. Lá dentro está o carneiro.

“A caixa com furos que abriga o carneiro, neste contexto, poderia ser a própria galeria de arte”, disse Ropre. O carneiro pode ser visto em fragmentos de imagens de várias épocas e  assim como na história de Antoine de Saint-Exupery, a mostra também leva à uma reflexão sobre o sentido da vida. “É isso que o público pode apreciar nas imagens. Não o sentido da vida, mas a frequente procura por ele”, explicou a uberlandense.

A inspiração para esta exposição é ligada com a infância de Ropre. "Quando eu era criança, os adultos não entendiam meus desenhos e lhes davam outro significado. E isso foi o que me conectou com ‘O Pequeno Príncipe’. Quem sabe o carneiro entre minhas cores, me conecte com os visitantes da galeria".

Ao todo são 36 pinturas de tamanhos variados com muitas cores e em técnicas mistas.

Ropre já realizou mais de 40 exposições individuais de pinturas em várias cidades do País por meio de aprovações em editais de galerias. Suas obras também integraram mais de 240 exposições coletivas em diversos países, como Itália, Argentina, Canadá, Holanda entre outros.

A artista de arte contemporânea conta ainda com alguns prêmios por suas pinturas em salões de artes pelo País. Desde que se formou em Artes Plásticas em 2010 mantém-se atuando, rigorosamente, em sua profissão. É possível acompanhar seu trabalho pelo Instagram: @ropre_ac.

SERVIÇO

O QUE: Exposição “Aqui está o carneiro”
QUEM: Alessandra Cunha
QUANDO: até sexta-feira (27), das 12h às 18h
ONDE: Espaço Cultural do Mercado Municipal (Rua Olegário Maciel, 255, Centro)
ENTRADA FRANCA
INFORMAÇÕES: 3235-7790
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90