Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
12/04/2018 às 05h14min - Atualizada em 12/04/2018 às 05h14min

Exposição traz à tona a luta indígena

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
As telas de Vânia Armada estão expostas na nova sede do Dmae | Foto: Comunicação Dmae/Divulgação

Vânia Armada é uma artista mineira comprometida com a arte, com o meio ambiente e com nossas raízes. Em sua mais recente exposição, “Somos da Terra”, em cartaz na sede do Dmae, ela lembra aqueles que há séculos sofrem com o “avanço” da civilização e têm sido cada vez mais dizimados em nosso País: os índios.
Natural de Patrocínio (MG), Vânia Armada é graduada em Direito, mas sua carreira é baseada na arte. Formada no Ateliê de Criação em Arte, do Studio Casa de Ideias, a artista, vive em Uberlândia desde 2003 e atua em diferentes projetos artístico-culturais ligados a questionamentos sociais, com abordagens visuais de povos indígenas, tribos africanas ou expatriados.

Vânia começou a trabalhar com arte profissionalmente em 2014. Em 2015 conheceu uma nova técnica e trocou a tinta pela terra e são as diferentes cores deste elemento que permeiam todas as obras. A série “Somos da Terra” foi concluída em outubro passado e essa é a primeira vez que as dez telas estão reunidas em um único espaço.

Na série com dez telas ela retrata a beleza dos povos indígenas que tanto têm a ensinar à chamada “civilização”. Neste mês, no dia 19, é comemorado o dia deles, porém, sem muito o que celebrar. “É bom que haja um dia para serem lembrados mais o ideal é que jamais sejam esquecidos. A cada ano percebemos que essa comemoração deve vir com questionamentos e ações que impeçam o sofrimento desses povos que sofrem com a invasão de suas terras”, disse a artista em entrevista ao jornal Diário de Uberlândia.

Para a artista é importante que o Dia do Índio continue inserido nos calendários escolares e que as crianças aprendam o verdadeiro papel deles. “Não é uma data para sair fantasiado ou fazer uma festa. Não é uma brincadeira. As crianças desde cedo têm condições de respeitar essa cultura”, comentou.

SERVIÇO

O QUE: Exposição “Somos da Terra”
QUEM: Vânia Armada
ONDE: Sede do Dmae (Av. Rondon Pacheco, 6.400, Tibery)
QUANDO: Até 30 de abril com visitação de segunda a sexta-feira das 8h às 17h
INFORMAÇÕES: 3233-4300
ENTRADA FRANCA
INFORMAÇÕES: 3233-4300
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90