11/04/2018 às 05h41min - Atualizada em 11/04/2018 às 05h41min

EmCantar Social abraça crianças de mais 2 bairros

Shopping Park e Jardim Holanda terão 90 vagas para oficina de artes cênicas

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Alunos que já fazem parte das oficinas de teatro do EmCantar Social, projeto que tem mais de duas décadas | Foto: Douglas Luzz/Divulgação

A partir de agora o EmCantar Social, que está em sua segunda década de atividades em Uberlândia e Araguari, atenderá a um público maior de crianças e adolescentes em seus projetos realizados em Uberlândia. Os bairros Shopping Park e Jardim Holanda, na zona oeste da cidade foram contemplados com 180 vagas - 90 para cada bairro -  em oficinas de artes cênicas para crianças e jovens de 6 a 16 anos de idade.

No Shopping Park, as atividades já estão acontecendo na ONG Estação Vida às sextas-feiras pela manhã e tarde. E no bairro Jardim Holanda às segundas-feiras no Instituto de Formação Vamos Crescer.

As oficinas envolvem as linguagens da música, teatro, literatura, e brincadeiras da cultura popular, e são viabilizadas por meio de mecanismos de incentivo à cultura com patrocínio do Instituto Algar e parceria com o Programa Transforma e instituições sociais.

Segundo a coordenadora do EmCantar Social, Ana Lopez, chegar a essas regiões é a consolidação de um sonho. “Vamos estabelecer as oficinas em locais que a gente sempre quis atender. Antes trabalhávamos com vários projetos e chegamos a mais de 20 escolas públicas de Uberlândia. Agora, estabelecendo os locais, tem como realizar um trabalho maior com a comunidade e proporcionar a continuidade dele”, disse Ana.

A coordenadora afirma que por meio do projeto de artes cênicas, que está em seu quarto ano, o EmCantar Social tem alcançado bons resultados com as crianças e adolescentes. “Não é só o lado artístico que se desenvolve em trabalhos como esse. A música e o teatro ajudam na comunicação com os outros e na forma de se expressar no dia a dia”, comentou.

Outro ponto positivo do projeto é a participação das famílias que conferem os resultados dos trabalhos em mostras internas e externas. “É um trabalho de resistência nesse momento crítico – político, social e cultural – que o País atravessa a gente oferecer possibilidades para que crianças e adolescentes tenham acesso a bens culturais aos quais não teriam se não fosse pelo projeto. Também é importante porque é possível ampliar a visão e a leitura deles do mundo”, afirmou Ana.

Há alguns anos o projeto tem concentrado seus esforços na região leste, atendendo em oficinas diárias de arte e educação cerca de 500 crianças e adolescentes anualmente.

QUEIJO CORPS

Gravadora leva aulas de música para regiões carentes

A gravadora uberlandense Queijo Corps começa um novo projeto social para ensinar música e toda cultura que a envolve a crianças e jovens de regiões carentes de Uberlândia.  “A música mudou a minha vida, acredito que com ela, posso mudar a vida das outras pessoas”, disse o idealizador do projeto e diretor da gravadora, Jean Muller, que também é músico e atualmente trabalha no segundo disco de sua banda Odidodi.

Segundo ele serão ministradas aulas de canto, instrumentos como violão, workshops, aulas teóricas, e temas mais aprofundados para os mais avançados, como produção musical e composição.

As inscrições são realizadas nos bairros mediante a entrevista. As aulas já estão sendo realizadas em bairros como o Jardim Prosperidade e acontecem individualmente e em grupos, conforme a demanda área. As turmas são separadas por idade e a inscrição e indicação também pode ser realizada online.

“A demanda tem aumentado e por isso conto com a colaboração de mais músicos voluntários para ajudar no projeto”, disse Jean. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: [email protected]

SERVIÇO

O QUE: Inscrições para Oficinas de Artes Cênicas do EmCantar Social
PÚBLICO ALVO: crianças e jovens de 6 a 16 anos
INSCRIÇÕES:

SHOPPING PARK: ONG Estação Vida - Rua Horácio Ribeiro de Almeida nº 230 – Telefone: 3224-8731.

BAIRRO JARDIM HOLANDA: Instituto de Formação Vamos Crescer - Av. José Salvador Silva nº105 – Telefone: 3222-2054.

BAIRRO ALVORADA: Clube Cesag - Rua Maria Augusta Morais, 4 – Telefone: 3216-6146.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »