Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/03/2018 às 05h50min - Atualizada em 24/03/2018 às 05h50min

A arte na valorização do feminino

'Mulheres em todos os cantos' e exposição 'Mulheres em Preto & Branco' são atrações no Teatro de Bolso do Mercado Municipal

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Daniela Borela é uma das atrações musicais da noite | Foto: Marcio Spaolonse/Divulgação

A temática do feminino dá o tom da noite na 2ª edição do show beneficente “Mulheres em todos os cantos”. Na ocasião serão comemorados os 21 anos da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) – SOS Mulher e Família, de Uberlândia, para onde será revertida a renda do evento.Vários artistas se apresentarão no Teatro de Bolso do Mercado Municipal. Haverá ainda a abertura da exposição fotográfica “Mulheres em Preto e Branco”, com curadoria de Aline Schwartz, na Galeria de Arte do Mercado.

Para a psicóloga Simone Rodrigues Neves, presidente da SOS Mulher e Família, a arte é uma necessidade básica humana. A expressão artística é um caminho capaz de promover o contato consigo, com o sofrimento pessoal e transformá-lo em potência. “Através do contato com a arte, na produção ou como espectador, as mulheres se identificam com os conteúdos das imagens, música e dança, contribuindo com o fortalecimento da sua identidade e da autoestima fragilizada”, explicou. Para ela, nessas atividades, a mulher se sente representada e acolhida e percebe que é capaz de transformar a dor em beleza e sua história e contribui para o empoderamento de outras.

Ela conta que o show  visa dar cara e voz para as Mulheres no sentido plural. “Trabalharemos com várias linguagens artísticas para representar a temática do feminino na sua diversidade. É um momento de celebrar nossas conquistas e nos fortalecermos enquanto instituição e causa social”, reforçou.

Os artistas e performers da noite são: Carlos Menezes Júnior & Sofia Menezes, Juliana Pena, Tudo por uma canção & Leonor Júnior, Fernanda Nocam e Flúvio Campos, Mari Simões & Flávio Telles, Maria Bastos Perdomo e Virgínia Bastos, Daniela Borela, Aline Schwartz e Luciana Mesquita e Ana Carla Machado. Haverá ainda a Cia de Dança Bittencourt com trecho do espetáculo “Empodere as mulheres”.

A cantora uberlandense Daniela Borela apresentará três músicas autorais. “São composições minhas em parceria com artistas da cidade, que fazem parte do meu trabalho solo, registrado nos dois discos que gravei. Espero que o evento contribua para a reflexão sobre as questões que envolvem o feminino para que a violência e o desrespeito não perdurem”, afirmou.

A curadora da exposição “Mulheres em Preto e Branco”, Aline Schwartz, reúne 30 imagens poéticas de fotógrafos profissionais e amadores, com legendas também poéticas que narram o encontro do feminino com outro olhar feminino, por meio da mídia virtual das redes sociais. A mostra fica aberta até 6 de abril na Galeria de Arte do Mercado, com visitação de segunda a sexta das 12h às 18h.

Aline conta que a mostra traz uma narrativa do contato que se dá por uma rede social. O processo contou com a mediação de tecnologias online para que a artista expositora solicitasse uma foto, caseira ou artística, da mulher interessada para compor o projeto. Posteriormente a artista (de modo privado) perguntava sobre a história da foto escolhida, ou apenas conversava com a “modelo”.

“As lentes ganharam forma e registram o início de fotos sensíveis e casuais percorrendo à resistência cultural à censura da arte e não deixando que este projeto acabe porque é preciso falar sempre sobre o feminino e sua luta”, afirmou a artista.

A ideia era publicar um livro com as imagens mas o projeto online cresceu tanto que já não é mais só de Aline e já reúne 341 imagens.
 
SERVIÇO

O QUÊ: 2º show beneficente “Mulheres em Todos os Cantos” e abertura da exposição “Mulheres em Preto e Branco”
QUEM: Vários artistas
QUANDO: hoje, às 20h
ONDE: Teatro de Bolso do Mercado Municipal (R. Olegário Maciel, 255, Centro)
DOAÇÃO: R$ 20
INFORMAÇÕES: 3235-7790
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90