Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/03/2018 às 05h12min - Atualizada em 17/03/2018 às 05h12min

O Dia de São Patrício em Uberlândia

Eventos com muita cerveja lembram neste sábado a morte do padroeiro que levou a religião cristã à Irlanda

IGOR MARTINS | APRIMORAMENTO PROFISSIONAL
A banda Willy Dente de Ouro leva sua música celta e folk a dois eventos neste sábado | Foto: Divulgação

O Saint Patrick’s Day, ou Dia de São Patrício, é um feriado de origem irlandesa celebrado em diversos países ao redor do mundo. Comemorado todo ano no dia 17 de março, a data remete à morte de Patrício, padroeiro nascido na Grã-Betanha responsável por levar a religião cristã à Irlanda.

Com o crescimento da cultura irlandesa, várias nações passaram a comemorar o Dia de São Patrício, e no Brasil não é diferente. Em Uberlândia, por exemplo, há quem confirme que nos últimos anos a oferta desse tipo de festival na cidade aumentou.

Organizadora do evento temático e sócia do Rockn n´ Beer, tradicional pub de Uberlândia, Fabiana Ferraz afirma que na época do carnaval irlandês, como é conhecido no Brasil, a procura por ingressos antecipados aumenta bastante, algo que não é normal na casa em outras datas. Além disso, a uberlandense diz que todos os bilhetes geralmente são vendidos com antecedência.

“No dia da festa temos música celta e folk e decoramos o pub para receber os clientes. Os garçons se vestem a caráter, temos cerveja verde, convidamos os clientes a participar vindo de verde, chapéu típico ou kilt (saia irlandesa) e distribuímos brindes que remetem à Irlanda durante o evento”, explicou a empresária.

Além do mais, Fabiana conta que a data é ótima para o comércio. “Nesta data vendemos mais cerveja que o comum, em especial a Guiness, que é a cerveja mais famosa da Irlanda”, comentou.

Quem vive um pouquinho da Irlanda todos os dias é o músico Gabriel Cunha. Baterista da banda Willy Dente de Ouro, grupo de música folk irlandesa que tem jornada dupla hoje com shows no Donna Cerveja e no Rock n´Beer, Gabriel também toca violão, gaita, baixo, ukulele, bandolim, trompete, piano, escaleta e a tin whistle, a tradicional flauta de origem medieval e escocesa.

“Eu conheci um amigo que tinha uma banda de folk irlandês. Foi aí que tudo começou. Fui em um show deles e na época eles estavam sem baterista. Pouco tempo depois ele me convidou para participar do grupo”, revelou Gabriel.

O musicista afirma que a música irlandesa é caracterizada por vocais muito marcados e vários instrumentos, como o banjo, bandolim, violino, violão, flauta e tambores. “São músicas com solos rápidos e ritmos dançantes. Isso reflete em um comportamento sempre muito festivo e amigável”, completou.

Quem sabe bem disto é a Débora Camilo, estudante de engenharia ambiental na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que teve a oportunidade de participar do Saint Patrick’s Day em Dublin, capital da Irlanda. “Eu me mudei para o país oito meses antes do festival. Eu já havia ouvido falar um pouco sobre São Patrício, que ele era o padroeiro, mas não muito mais que isso”, disse.

A rio-verdense afirma que no dia da festa, o país inteiro para por algumas horas para comemorar. “As casas e ruas são enfeitadas, as pessoas pintam os cabelos de verde e se vestem com as cores da Irlanda: verde, laranja e branco”, lembra a estudante.

Apesar de nunca ter participado da comemoração em Uberlândia, Débora diz que tem muita vontade de ir a algum pub para celebrar: “É interessante (a celebração). Nos é apresentada parte da cultura de outro país. O irlandês gosta muito de festa. Eu digo que eles são os latinos europeus”, brincou a estudante.
 
SAINT PATRICK´S DAY EM UBERLÂNDIA

SAIBA ONDE APROVEITAR A FESTA NESTE SÁBADO
 
B3 BEER
O festival chega ao B3 Beer (Av. Berlamino Cotta Pacheco, 922, bairro Santa Mônica). A festa começa às 11h e vai até as 23h. Informações: 3216-7004.
 
DONNA CERVEJA
Na Donna Cerveja (Rua das Garças, 711, bairro Cidade Jardim) também tem evento temático do Saint Patrick’s Day que começa a partir das 13h com shows ao vivo de Willy Dente de Ouro e V8 Rock Band. Informações: 3254-5803.
 
NIOU TATTOO BARBER SHOP
O estúdio de tatuagem Niou Tattoo Barber Shop (Av. Rondon Pacheco, 3.145, loja 2, bairro Lídice) realiza o evento Ink Saint Patrick’s Day. A banda Projeto X e o cantor Du Moreira são as atrações da festa, que conta com vários food trucks. O festival começa a partir das 12h. Informações: 3236-1687.
 
OOZE BAR
O Dia de São Patrício é comemorado no Ooze Bar (Rua Santos Dumont, 747, Centro) com muita música irlandesa no som mecânico e cerveja verde. Ingressos a partir de R$ 40. Informações: 98435-1808.
 
PARQUE DO SABIÁ
A Prefeitura Municipal de Uberlândia organiza o Uberlândia Saint Patrick’s Beer Festival. O evento acontece no estacionamento externo do Parque do Sabiá, na avenida José Roberto Migliorini, no bairro Tibery. A festa começa a partir das 13h. As atrações musicais são as bandas Laguna, Sérgio Tolucci e Banda, SuperDrones, Bandit Rock Band e Autopilots Entrada franca.
 
ROCK N´BEER
O Saint Patrick´s Day é celebrado ao som de música celta com a banda Willy Dente de Ouro no Rock n´Beer (Av. Floriano Peixoto, 18, Centro). A casa abre às 21h. Ingressos a partir de R$ 10. Informações: 99919-0018.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90