Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/03/2018 às 18h10min - Atualizada em 09/03/2018 às 18h10min

Cartoons de Valtênio Spíndola são reunidos em livro

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Valtênio Spíndola lança neste sábado o livro “Náufrago” | Foto: Adreana Oliveira

Desde 1981 o cartunista uberlandense Valtênio Spíndola divide seu olhar de mundo com leitores de jornais e apreciadores das artes gráficas. São mais de 8 mil desenhos publicados no Brasil e no exterior, participação em coletâneas, salões de humor e publicação de projetos em edições limitadas.

Neste sábado (10), ele lança um livro que traz um apanhado de charges já publicadas em jornais como o “Primeira Hora” e no “Correio de Uberlândia”, neste último foi colaborador por 15 anos seguidos, e também charges inéditas. “Náufrago - a um traço da humanidade” (Ed. Subsolo) mostra o latente humor e a natureza crítica e contestadora do cartunista.

As charges e cartoons de Valtênio retratam fatos que impactaram a vida de qualquer cidadão deste planeta ao longo dos anos. Ele não perdoa nem os corruptos e nem os omissos. “Eu evito a caricatura de famosos, meus personagens são pessoas comuns, podem ser qualquer um de nós”, afirmou o artista em entrevista durante visita ao jornal Diário de Uberlândia.

Apesar de adorar o papel e ainda fazer seus esboços em preto e branco e à mão, Valtênio acredita que a tecnologia dos últimos anos facilita seu trabalho. Porém, é criatividade que manda. Acostumado a ter que cumprir prazos apertados por conta dos trabalhos com jornais impressos, ele contou que era tímido no início. “Se alguém me olhava desenhar eu já virava de lado, ficava com vergonha. Hoje isso não acontece mais”, explicou.

O “fantasma” da folha em branco já o assombrou. Chegou a ficar um ano sem desenhar. “Ainda bem que passou...e naturalmente”, comentou. O seu leitor agradece!

SERVIÇO

O QUE: Noite Literária – lançamento do livro “Náufrago – a um traço da humanidade”
QUEM: Valtênio Spíndola
ONDE: Apiá (Avenida Lázara Alves Ferreira, 1105, Santa Mônica)
QUANDO: sábado (10), a partir das 19h30
OUTRAS ATRAÇÕES: música com Maurício Winckler e banda Don Dillinger, e leituras e performances de Fernando Borma, Priscila Argolo, Alberto Rodovalho e Sílvia Martins
ENTRADA FRANCA
INFORMAÇÕES: 99795-0490
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90