Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/03/2018 às 05h36min - Atualizada em 09/03/2018 às 05h36min

Janelinhas para o mundo literário

Projeto procura padrinhos e quer levar a leitura para diversos pontos públicos de Uberlândia

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Fernanda de Oliveira e Leda Gonzaga, escritoras, são as idealizadores do projeto que ganha primeira janela em abril | Foto: Alcione/Fotolândia Digital/Divulgação

Fernanda de Oliveira e Leda Gonzaga são autoras de livros infanto-juvenis e têm vários projetos desenvolvidos em Uberlândia para fomentar a leitura entre crianças e jovens. A mais nova empreitada delas, agora juntas, é a “Janela da Literatura Encantada” que busca parceiros para sua consolidação na cidade.

O projeto consiste no feitio e instalação de várias janelinhas de madeira (mini-bibliotecas) recheadas de livros infantis e juvenis. Cada janela tem um padrinho (apoiador), que pode ser pessoa física ou jurídica (como escolas, empresas etc.) que terá seu nome estampado do lado da janela apadrinhada.

Essas janelinhas serão colocadas em pontos estratégicos, onde os seus livros poderão ser lidos gratuitamente pelo público que frequenta o local independentemente de ser criança ou não e podem chegar inclusive às periferias da cidade, parques e praças. Quanto mais padrinhos, mais janelas. O valor de cada contribuição para a construção de cada janelinha e implantação é de R$ 200. As autoras também recebem doações de livros e se disponibilizam para buscá-los.

Segundo as idealizadoras, o “Janela da Literatura Encantada” é inspirado no “Ninho do livro”, desenvolvido no estado do Rio de Janeiro. Em Uberlândia o projeto tem apoio do Encontro Literário do Cerrado (Elicer). “Já tem gente nos procurando. Algumas professoras querem apoiar o projeto para levar para dentro da sala de aula e estão formando até grupo para adquirir a janelinha em sala”, disse Leda.

“Nossa expectativa é que com apoio dos padrinhos ou madrinhas é levar para toda cidade janelinhas encantadas com livros em vários pontos como praças, parques, escolas e até mesmo adquiri para levar para casa incentivando as pessoas a terem as próprias bibliotecas. Sabemos que é um trabalho de formiguinha, mas quando mãos se unem formam uma grande corrente, corrente essa de incentivo à leitura”, disse Fernanda.

No dia 18 de abril será inaugurada as primeiras janelinhas na Casa da Cultura.

Leda e Fernanda possuem vários projetos individuais e literários, mas através da amizade que possuem uma pela outra pretendem pelas janelas abrirem mais ainda o coração de cada leitor para a paisagem linda que traz a literatura.

ENCONTRO

Hoje, às 14h, Fernanda de Oliveira, Leda Gonzaga e Lenora Accioly farão uma contação de histórias no Ginásio Poliesportivo do Roosevelt. A apresentação faz parte do 1º Circuito Nacional de Romarias de Histórias, realizado pelos Amigos das Histórias de Brasília. Esta apresentação conta também com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Biblioteca Municipal, e Sesc.

Segundo Leda, o convite foi feito por Marlene Massaroca de Ituiutaba, do grupo Poranduba-Contadores de histórias. Em homenagem ao Dia Internacional do Contador de Histórias, celebrado em 20 de março, esta caravana passará por várias cidades brasileiras levando fantasia, simbolismo e figuras suscitadas pela leitura e pela fruição da narrativa de histórias, valorizando a arte de ouvir e contar de maneira lúdica e diferenciada.

SERVIÇO

O QUE: Contação de histórias
QUEM: Fernanda de Oliveira, Leda Gonzaga e Lenora Accioly
ONDE: Ginásio Poliesportivo do Roosevelt (Av. Elpídio Aristídes de Freitas, s/n, bairro Roosevelt)
QUANDO: hoje, às 14h
ENTRADA FRANCA
INFORMAÇÕES: 3217-1177
PARA APADRINHAR O PROJETO “JANELA DA LITERATURA ENCANTADA”: entrar em contato com Leda (99179-5556) ou Fernanda (9929-2781)
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90