Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/03/2018 às 17h30min - Atualizada em 08/03/2018 às 17h30min

Bicicletas se tornaram paixão de colecionador

IGOR MARTINS | APRIMORAMENTO PROFISSIONAL
Elias Martins, de camiseta branca e boina, mostra a coleção | Foto: Cleiton Borges/Secom/PMU

O Espaço Cultural do Mercado Municipal reserva uma interessante atração para quem é fã de antiguidades. Até o dia 21 de março, será possível contemplar a coleção de bicicletas de Elias Martins, um aposentado apaixonado pela “magrela”.

A história de Elias com as bicicletas começou há alguns anos. Quando jovem, ganhou a primeira bicicleta do pai. O agora colecionador afirma que naquela época, o veículo era uma necessidade, e não uma paixão. Ele usava para se locomover por toda a cidade a trabalho ou não.

O fã das bikes antigas afirma que a paixão começou para valer quando comprou uma Monark, marca atuante no segmento desde 1948. “Você pensa que vai ficar só em uma ou duas. É como jogar semente em terra boa. Hoje eu tenho mais de 100 bicicletas”, brinca o ciclista.

Elias afirma que uma das vantagens de colecionar bicicletas são as histórias por trás de cada aquisição ou restauração. Para ele, todas as histórias de suas bicicletas são boas, mas tem uma em especial que ele considera mais bonita.

“Eu tentei comprar uma bicicleta de um homem, mas na época ele não quis me vender. Após alguns anos, este senhor faleceu e eu fui até a casa de sua viúva, Dona Adélia, tentar comprá-la. Ele havia comprado a ‘magrela’ com 18 anos e ficou com ela até sua morte, aos 78 anos. Então ele viveu com ela. Casou com ela. Teve filhos e morreu com ela. É uma história muito bonita”, contou.

Elias foi um dos selecionados para expor no projeto Mercado de Pulgas e a partir do sucesso alcançado com as visitações ganhou uma exposição individual na Galeria do Mercado. Outra curiosidade é que o aposentado continua a usar somente a bicicleta como meio de transporte.

SERVIÇO

O QUE: Exposição de Bicicletas Antigas
QUEM: Elias Martins
ONDE: Espaço Cultural do Mercado Municipal (Rua Olegário Maciel, 255, Centro)
QUANDO: até 21 de março com visitação das 12h às 18h de segunda a sexta-feira, exceto feriados
ENTRADA FRANCA
INFORMAÇÕES: 3235-7790
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90