Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/03/2018 às 05h15min - Atualizada em 06/03/2018 às 05h15min

Trio abre temporada 2018 do In Cantus

FusaBreve se apresentam na Casa da Cultura com repertório clássico nesta noite, com entrada gratuita

IGOR MARTINS SILVA | APRIMORAMENTO PROFISSIONAL
Trio FusaBreve, com Guilherme dos Anjos, Luísa Vogt e Guilherme dos Anjos se apresentam hoje na Casa da Cultura | Foto: Divulgação

A abertura da temporada 2018 do projeto erudito In Cantus será esta noite e traz como atração o Trio FusaBreve. O projeto iniciado em 2010 foi idealizado pela pianista Maria Célia Vieira e busca valorizar talentos regionais de música clássica e divulgar obras nacionais e internacionais, bem como promover a vida cultural na cidade. A apresentação começa às 20h, na Casa da Cultura, com entrada gratuita.

O FusaBreve acaba de voltar de uma turnê na Europa. O trio surgiu a partir da iniciativa de três professores substitutos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com o objetivo de apresentar um repertório de música composta ou arranjada para uma formação camerística pouco usual: piano, flautas doces e soprano (Daniel Vieira, Guilherme dos Anjos e Luísa Vogt, respectivamente). O grupo começou a se apresentar há pouco menos de um ano, com um repertório de música brasileira por meio de um programa montado a partir de composições e arranjos de obras que representam a atuação de seus integrantes como músicos independentes.

O pianista, Daniel Vieira é doutor e mestre em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na subárea de Práticas Interpretativas. O músico já se apresentou em diversas cidades brasileiras e também no exterior em cidades como Buenos Aires, Córdoba, Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro e Fraunberg. Atuou como pianista colaborador e acompanhador do Coro Sinfônico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), em 2013 e 2014. Em 2015, realizou um período de Residência Artística na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (Esmae), em Portugal. Recentemente, o artista concluiu um projeto de pós-doutorado na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além disso, o musicista é associado à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) e sócio-fundador da Associação Brasileira de Performance Musical (Abrapem).

O flautista, Guilherme dos Anjos, é mestre pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ele estudou na Fundação das Artes de São Caetano do Sul (FASCS) e na Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp). O músico já atuou em concertos no Brasil, Itália, França, China, Peru e Namíbia, juntamente com grandes nomes da música clássica, como Ricardo Kanji, Cesar Villavicencio e Paul Leenhouts. Além disso, Guilherme trabalhou como professor na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e na Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

A soprista, Luísa Vogt, é licenciada e bacharel em música com habilitação em canto pela UFU. A integrante do FusaBreve participou das montagens das óperas “La Traviata” de Giuseppe Verdi e “Le Devin du Village” de Jean-Jacques Rousseau, ambas realizadas pelo coral da UFU. No cenário musical, a musicista gravou o CD “Luísa Vogt – Momentos a sós”, que conta com participações de músicos uberabenses. Além disso, a artista é mestre em artes pela UFU e atualmente é professora no Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi, em Uberaba.

“O projeto In Cantus é uma iniciativa excelente. Ele está sempre aberto. A gente sabe que é uma área muito restrita. Eu conheço o projeto há um tempo, desde que ele começou, já que eu fui aluna em Uberlândia do curso de música”, disse a musicista.

Para Luísa, a única questão que está complicada, mas que é um cenário normal no País, é a questão de verba pública para a cultura. “Apesar de tudo, o que me deixa muito feliz é que o projeto continua de pé. É muito bom a gente poder contar com este espaço apesar do cenário político. Eu considero uma atitude louvável, principalmente nos dias de hoje”, afirma.

SERVIÇO

O QUE: In Cantus – abertura da temporada 2018
QUEM: Trio FusaBreve
QUANDO: Hoje, às 20h
ONDE: Casa da Cultura (Praça Cel. Carneiro, 89, Fundinho)
ENTRADA FRANCA
INFORMAÇÕES: 3255-8252
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90