Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
31/01/2018 às 05h01min - Atualizada em 31/01/2018 às 05h01min

Cultura convoca novos parceiros

Nove entidades culturais serão selecionadas para oferecer projetos voltados para crianças em seus espaços

DA REDAÇÃO
Para Mônica Debs, secretária de Cultura, as parcerias trarão benefícios em todas as esferas sociais / Foto: Adreana Oliveira

A Secretaria de Cultura mantém o convite para que entidades culturais da cidade participem de uma parceria inovadora em prol de toda a sociedade. Desde o início do mês, o Município divulgou chamamento público para Organizações da Sociedade Civil (OSC) interessadas em executar, dentro de seus espaços, oficinas gratuitas para crianças ao longo do ano. Ao todo, nove instituições de diferentes setores de arte receberão incentivos para executar a ação. O edital pode ser conferido aqui e as propostas podem ser encaminhadas até dia 12 do próximo mês.

As instituições poderão se candidatar para ministrar oficinas de circo, teatro, música (construção de instrumentos musicais), dança (balé), dança de salão, formação de Folia de Reis, artes visuais (pintura), audiovisual e literatura.

Cada atividade terá, obrigatoriamente, entre 20 e 30 alunos, o que vai garantir que até 270 crianças tenham um aprendizado de qualidade de manifestações artísticas. A duração será de oito meses, com duas aulas semanais realizadas entre março e dezembro.

Na prática, a ação resultará na formalização de Termos de Colaboração, que vão trazer uma série de benefícios em todas as esferas sociais. “Com isso, estaremos levando um público diferente a espaços privados, valorizando o trabalho das pessoas que são responsáveis por esses ambientes e formando novas pessoas dentro das artes”, explicou a secretária municipal de cultura, Mônica Debs.

A proposta também visa ampliar a oferta de atividades culturais para a população, de modo a atingir diferentes faixas etárias e distintos grupos sociais, de forma multicultural, desenvolvendo um trabalho de inclusão e estímulo à difusão das artes e da cultura.

PROCESSOS DE SELEÇÃO

Podem participar da seleção Organizações da Sociedade Civil (OSC) com requisitos especificados no edital. Dentre os critérios para concorrer, está a necessidade de apresentar um projeto pedagógico no qual é apresentada a proposta de atividade.

Os autores do projeto terão autonomia de criar, coordenar e executar as aulas de acordo com suas concepções, além de ser responsáveis por oferecer toda a estrutura de execução. As instituições selecionadas serão acompanhadas pela Secretaria Municipal de Cultura durante todo o cronograma de ações, com dever de prestar contas regulares a fim de manter o benefício.

A intenção é que cada oficina resulte em pelo menos duas grandes apresentações públicas, uma em agosto e outra em dezembro.

Confira as etapas da seleção e suas respectivas datas:

Envio das propostas: Até 12/02
Etapa competitiva – avaliação das propostas: 13/02 a 15/02
Divulgação do resultado preliminar: 16/02
Impugnação e interposição de recursos: 19/02 a 23/02
Análise dos recursos pela Comissão de Seleção: 26/02 a 28/02
Homologação e publicação do resultado definitivo da seleção e divulgação das decisões recursais, se houver: até 02/03
Execução das atividades: De março a dezembro
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90